Tribunal realiza primeira posse de juízes por videoconferência

24/04/2020 16h45, atualizada em 24/04/2020 20h49

De forma inédita, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) realizou nesta sexta (24), por videoconferência, a cerimônia de posse dos novos juízes titulares das varas do Trabalho de São Miguel do Oeste, Leonardo Rodrigues Itacaramby Bessa, e de Caçador, Fábio Tosetto. É a primeira vez que magistrados são empossados de forma remota na Justiça do Trabalho catarinense.

De suas casas, por meio de câmeras ligadas ao computador, os dois juízes prestaram seu juramento e também receberam os cumprimentos de magistrados e servidores que acompanharam a transmissão da cerimônia, conduzida pela presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria.   

“Estamos vivendo um período difícil, sem precedentes, mas a Justiça do Trabalho está usando todas as ferramentas eletrônicas disponíveis para cumprir sua função, que é tão importante nesse momento”, afirmou a presidente, manifestando solidariedade às vítimas da covid-19.  

A nomeação dos magistrados foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) no último dia 13, na primeira sessão realizada de forma remota pelo colegiado.  

Juiz Fábio Bessa
Leonardo Bessa assume como titular em São Miguel do Oeste


Quem são os novos titulares 

Promovido pelo quesito de merecimento, Leonardo Bessa deixa a 5ª VT de Joinville para regressar a São Miguel do Oeste, uma das primeiras jurisdições em que atuou. “Sempre guardei essa lembrança com muito carinho. Sei que a cidade cresceu e estou ansioso para conhecê-la mais uma vez, agora mais experiente”, afirmou. Ele ocupará o posto deixado pelo juiz Paulo André Botto Jacon, hoje na 2ª VT de Criciúma. 

Natural da pequena cidade de Guiratinga, no Mato Grosso, Bessa atuou durante os últimos 12 anos em Joinville. “Foi um grande aprendizado, é uma cidade grande, diversa e rica, um verdadeiro desafio para qualquer juiz”, avaliou. “Pude conviver com servidores maravilhosos e juízes extraordinários, que foram verdadeiros amigos e professores”, disse, agradecendo na pessoa do juiz Antonio Rego Barros (5ª VT de Joinville) a todos os colegas de foro.  

No plano acadêmico, o magistrado possui pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Judicial do TRT da 23ª Região e mestrado em Ciências Jurídicas pela Univali, obtido em 2011 com a defesa da dissertação “Contribuições da Justiça Ambiental para um Ambiente de Trabalho Equilibrado”. Leciona as disciplinas Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho na Univille, de Joinville, no Centro Universitário Católica e na Amatra12, onde também coordena a pós-graduação.


Juiz volta à cidade natal

Juiz Fábio Tosetto
Fábio Tosetto será o novo juiz titular da VT de Caçador

Já o catarinense Fábio Tosetto retorna a Caçador, município em que nasceu e saiu aos 17 anos para ir estudar em Curitiba. Ele lembra que o sonho de infância era jogar futebol, mas a realidade não colaborou: “Sou um perna de pau”, brincou o magistrado, que conta ter deixado muitos parentes e amigos na cidade. Tosetto irá ocupar a vaga deixada pelo juiz Daniel Lisbôa, hoje na 3ª VT de Lages.  

Magistrado do TRT-SC desde 2006, Tosetto foi promovido pelo critério de antiguidade e ficará a apenas quarenta quilômetros de Videira, onde em junho nascerá seu primeiro neto. “Em Caçador conheci minha esposa e foi onde meus dois filhos nasceram. Nem imaginava que um dia voltaria a trabalhar lá, mas não vejo cidade melhor para ser promovido”, comemorou o juiz, que se emocionou ao mencionar o pai, já falecido.

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Tosetto atuava há sete anos na 1ª VT de Balneário Camboriú e diz que irá inspirar-se no trabalho do colega Etelvino Baron, magistrado aposentado que atuou em Caçador por muitos anos. Na sua visão, o desafio dos juízes é o mesmo em qualquer região. “É tentar fazer o melhor trabalho possível, ser isento, célere e técnico, fazer o trabalho ser reconhecido e respeitado por sua qualidade”, avalia. 
 

Texto: Fábio Borges 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br