Aconteceu no sábado (2), em Curitiba (PR), a última homenagem ao desembargador do trabalho aposentado Victório Ledra, que faleceu na véspera, aos 86 anos. Ledra integrou a primeira composição do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), onde exerceu os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor.
Neto de imigrantes italianos, o magistrado nasceu em Rio do Sul (SC) e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS), onde posteriormente graduou-se também em Letras. Ele começou sua carreira como juiz substituto na região de Santa Maria (RS) e de lá passou pelos três estados da região sul, que até 1976 integravam a área de competência da 4ª Região (atual TRT-RS) .
Em 1981, foi um dos juízes togados que passou a integrar o primeiro quadro do recém-formado TRT-SC. Cinco anos depois, foi eleito o terceiro presidente do Regional catarinense. Durante sua gestão (1986-1988) foi iniciada a construção da atual sede administrativa do Tribunal, localizada na Rua Esteves Júnior, no Centro de Florianópolis.
Ledra também atuou como professor e escreveu diversos livros, onde resgata a formação da colônia italiana no Brasil e a história de seus antepassados, entre eles “O Cancioneiro do Imigrante Italiano”, Perfil de um Pioneiro” e “De Posina a Rio do Sul”. Outra de suas paixões era a música: o magistrado foi um dos fundadores do Coral do Imigrante Italiano de Brusque, grupo que regeu por quase 25 anos.
Veja também:
Em 2011, Ledra foi um dos convidados do documentário sobre os 30 anos do TRT-SC.
Texto: Fábio Borges / Foto: Arquivo
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br