Unidades de Videira e 2ª de Chapecó também ficaram entre as 50 melhores do país
A Vara do Trabalho de Fraiburgo, no meio-oeste catarinense, foi a unidade de primeiro grau mais bem posicionada no levantamento mais recente do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGest). O desempenho consta em um relatório da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) que avaliou a atividade das cerca de 1,6 mil unidades de primeira instância do Brasil no período entre abril de 2019 e março de 2020.
O IGest busca contribuir com o aprimoramento da gestão nas unidades de primeiro grau do país. Para isso, analisa critérios como acervo processual, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho. O resultado vai de zero a um – quanto menor o índice obtido, melhor o desempenho.
A VT de Fraiburgo ficou isolada em primeiro lugar, com índice de 0,16. Em segundo ficou a VT de Ubá (Minas Gerais), com 0,18, e, em terceiro, a 17ª VT de Belém (Pará), com 0,19. Outras unidades catarinenses com posições de destaque no relatório foram a VT de Videira (24º lugar), também da região meio-oeste, e a 2ª VT de Chapecó (50º lugar), do oeste do estado.
O juiz titular da unidade, Gustavo Menegazzi, considera que o resultado é fruto de um trabalho conjunto. “Quero agradecer e parabenizar minha maravilhosa equipe de servidores, todos extremamente competentes e dedicados”, ressalta o magistrado, estendendo as homenagens aos advogados da região, "que muito colaboraram, desenvolvendo o trabalho na jurisdição de forma inteligente, correta e atenciosa”, pontua.
Menegazzi destaca também o significado do resultado no momento pelo qual passa o país. “Em tempos tão difíceis, com nosso povo tão necessitado de atendimento adequado, é com orgulho e grande respeito que posso dizer que estamos e continuaremos fazendo a nossa parte, atendendo cada cidadão com extremo zelo e cuidado, prestando serviço público com a máxima produtividade ao nosso alcance, o que é nossa obrigação como servidores públicos, mas também nossa meta pessoal de cada dia”, afirma o magistrado.
Além do juiz titular, a equipe da VT de Fraiburgo é composta por oito servidores. Em 2019, a unidade recebeu 1.005 casos e solucionou 1.020, reduzindo seu estoque processual. A maior parte dos casos foi resolvida por acordo (86%), praticamente o dobro do índice da Justiça do Trabalho no período (43,9%). No mesmo período, foi dado início a 112 execuções e encerradas 283.
A presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, parabenizou os servidores e magistrados envolvidos no resultado. “Esse desempenho é reflexo da competente condução da unidade e do bom trabalho realizado em busca de uma prestação jurisdicional de qualidade, célere e efetiva”, afirmou.
Texto: Carlos Nogueira / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br