Semana da Conciliação Nacional Trabalhista movimenta R$ 10 milhões em SC

Justiça do trabalho realizou mais de mil audiências de conciliação, obtendo o acordo entre as partes em 60% das tentativas

27/03/2015 18h26

Durante toda a semana passada, servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) redobraram seus esforços numa tarefa que é rotineira na Justiça do Trabalho: reunir numa mesma mesa patrões e empregados que precisam resolver uma questão trabalhista e ajudá-los a chegar num acordo.

A mobilização especial se deu em razão da primeira Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, cujo balanço foi divulgado nesta sexta-feira (27). Em Santa Catarina, os números impressionam: em cinco dias de mobilização foram realizadas 1.045 audiências de conciliação, e o acordo entre patrões e empregados foi obtido em 629 delas — um índice de sucesso de 60%, bem acima da média nacional, que foi de 41% em 2013.

O evento contou com a participação de 115 magistrados e 163 conciliadores e colaboradores, que garantiram a homologação de quase R$ 10 milhões em acordos trabalhistas.  Ao todo, 3,2 mil pessoas foram atendidas em todo o estado.

A campanha foi uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e mobilizou todos os 24 tribunais regionais do trabalho no país. Em Brasília, o presidente do CSJT, ministro Antonio Barros Levenhagen, afirmou que ficou extremamente satisfeito com o resultado da campanha, que atendeu a mais de 160 mil pessoas em todo o país.

“Os resultados reafirmam que a conciliação já está sedimentada como pedra angular do processo trabalhista", afirmou o ministro, que propôs uma consulta aos presidentes e corregedores dos TRTs para que o evento seja incluído definitivamente no calendário anual do CSJT.

tabela conciliação

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Com informações do CSJT
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: