Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho discute aperfeiçoamento do atendimento ao cidadão

Ferramenta que está sendo desenvolvida pelo TRT-SC para automatizar o trabalho da área foi apresentada no encontro

27/04/2015 14h05
Desembargadora Viviane no Coleouv
Desembargadora Viviane Colucci (D), ouvidora do TRT-SC, foi eleita vice-presidente do Coleouv


Ouvidores e vice-ouvidores da Justiça do Trabalho de todo o país participaram, nesta quinta e sexta-feiras (23 e 24), no TRT de Campinas, de reunião do Colégio de Ouvidores dos TRTs (Coleouv), com a participação de especialistas e membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Diversos assuntos estiveram em pauta, como o projeto de implantação da Rede Nacional de Ouvidorias da Justiça do Trabalho junto ao CSJT, os desdobramentos da implantação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e o estabelecimento de parâmetros para a elaboração de pesquisa de satisfação do usuário, por exemplo.

No final do evento, houve eleição para a formação da nova diretoria. A desembargadora Viviane Colucci, vice-presidente do Tribunal, diretora da Escola Judicial e ouvidora do TRT-SC, foi eleita a nova vice-presidente do Coleouv.

Na vanguarda

Outro assunto debatido no encontro foi a ferramenta que está sendo elaborada para automatizar o trabalho da Ouvidoria. Trata-se de um novo módulo do Proad, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-SC e que, futuramente, poderá servir de modelo para todo o país. O diretor da Setic, Gustavo Ibarra, apresentou o projeto a todos os presentes.

No novo sistema, segundo Ibarra, ao registrar sua manifestação no portal do TRT-SC, o cidadão estará automaticamente instruindo um procedimento administrativo para a Ouvidoria. Assim, todos os recursos do sistema Proad estarão disponíveis para a área gerenciar as mensagens recebidas.

“O novo módulo também vai contemplar funcionalidades para extração de dados estatísticos. Essas funcionalidades, apesar de estarem sendo desenvolvidas para atender ao projeto da Ouvidoria, poderão ser disponibilizadas no futuro para todos os tipos de processos. Isso significa dizer que, em breve, o Proad poderá oferecer dados estatísticos sobre a tramitação dos processos como, por exemplo, o tempo médio de resolução de cada assunto”, explica o diretor.
 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: