O programa 'Justiça do Trabalho na TV', exibido pela TV Justiça todo o domingo, às 18h30, ganhou uma nova identidade visual. Além do novo estúdio, com cenário mais moderno e atual, o programa recebeu novas vinheta e logomarca. O JT na TV é produzido há mais de 15 anos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª (TRT-SC), sendo o programa que está há mais tempo na grade da TV Justiça - desde sua implantação, em 2002.
O programa vinha sendo gravado no mesmo cenário desde 2003. Para o novo, foram utilizadas placas de compensando e MDF adesivadas em tons de cinza e fixadas em diversas profundidades, passando a ideia de uma parede rochosa e um tom mais sóbrio ao programa. Já a madeira dá o toque acolhedor ao cenário criado para as entrevistas. “O objetivo foi focar no conteúdo do programa, por isso pensamos no cenário a partir de uma concepção mais intimista e discreta” explica Salvador Tirloni, que coordenou o trabalho de criação do novo estúdio.
Com 50 metros quadrados, o novo estúdio possibilita a realização de debates com até quatro convidados, permitindo novos enquadramentos de acordo com a posição dos entrevistados. O primeiro programa gravado no estúdio estreou domingo (6) e trouxe como convidado o juiz do trabalho Marcos Neves Fava, que falou sobre as perspectivas da execução trabalhista.
Onde tudo começou...
A ideia de um programa de televisão nasceu em 1998. Mas foi em 2001 que o TRT-SC e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) firmaram um convênio para produção do 'Justiça do Trabalho na TV'. A Universidade assumiu o compromisso de veiculação e o Tribunal, por meio da Secretaria de Comunicação, ficou responsável pela produção e apresentação do programa.
Assim, em agosto de 2001, o TRT catarinense lançou o primeiro programa de televisão produzido por um tribunal brasileiro. No início, as gravações aconteceram no estúdio da TV Cultura, mas em menos de dois anos, em 28 de março de 2003, o Tribunal inaugurou seu próprio estúdio, fazendo história no Judiciário. Dez anos depois, em 2013, investiu em tecnologia, adquirindo novas câmaras, gravadoras e migrando do sistema analógico para o digital. Atualmente, todo esse equipamento está sendo utilizado no novo estúdio.
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC,
Núcleo de Audiovisual e Mídias Digitais
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br