TST realiza seminário e exposição sobre acessibilidade

27/09/2013 13h33

O Tribunal Superior do Trabalho sedia, em 10 de outubro, o seminário Justiça Social e Acessibilidade, voltado à formação de uma nova cultura organizacional em toda a Justiça do Trabalho, no sentido de aprimorar as relações entre os seres humanos. A coordenação é do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a realização é da Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac), com patrocínio da Caixa.

Na mesma semana (7 a 11), será realizada uma mostra de obras de arte – pinturas, esculturas e artesanato – produzidas por pessoas com deficiência. Algumas dessas obras são elaboradas com a boca. Os artistas estarão no evento, no mezanino do Bloco A do Tribunal, demonstrando como realizam o seu trabalho.

Durante o seminário, será lançada a cartilha Acessibilidade na Justiça do Trabalho (inclusive com impressão em braille), elaborada pela Comissão Especial de Acessibilidade do Tribunal, com a participação dos Tribunais Regionais do Trabalho e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Será lançada ainda uma edição em braille da CLT, alusiva à comemoração de seus 70 anos.

O seminário contará com legenda simultânea, audiodescrição para os deficientes visuais e intérprete de libras.

Palestrantes:

Sérgio Paulo Nascimento – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e coordenador-geral de Acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNPD/Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR. Tema: Acessibilidade: Conceitos, Tendências e Desafios.

Ricardo Tadeu Marques da Fonseca – Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Desembargador do Trabalho e presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Tema: A Pessoa com Deficiência, os Direitos Humanos e o Processo Civilizatório.

Sergio Ricardo Costa Caribé – Procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União e coordenador no TCU da Campanha Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total. Tema: Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total.


 

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

Leia Também: