O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) atingiu, nesta segunda-feira (25), a Meta 12 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) em pelo menos 40% das varas do trabalho de cada Regional.
A meta foi alcançada com a expansão do sistema para o Foro Trabalhista de Lages, que passou a contar também com uma terceira vara no município. Agora, 24 das 59 unidades no estado (40,68%) estão funcionando com o PJe-JT. A implantação foi concretizada com a distribuição automática da primeira ação, protocolada pelo advogado Sérgio Luiz Omizollo, logo na sequência da solenidade de inauguração da terceira vara.
Para a presidente do TRT-SC, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, a Justiça do Trabalho está sendo protagonista na implantação do PJe-JT, projeto que considera estratégico para buscar uma prestação jurisdicional mais célere, eficiente e com maior responsabilidade institucional.
“Passados os primeiros percalços, naturais em um projeto desta envergadura, tenho a certeza de que as gerações vindouras saberão reconhecer o valor e o espírito público que nortearam os desbravadores deste novo horizonte”, afirmou a presidente durante seu discurso, referindo-se ao pioneirismo do TRT catarinense na implantação do sistema em duplo grau de jurisdição.
A juíza Patrícia Pereira de Sant'Anna, titular do Foro, disse que o PJe-JT é um caminho sem volta, que mudará todos os paradigmas do Poder Judiciário. “Somente com as experiências, sucessos e fracassos teremos um processo eletrônico de excelência”, afirmou, agradecendo também à Administração do TRT pelo número “expressivo” de horas-aula de capacitação oferecidas às juízas e aos servidores do Foro.
O presidente da subseção da OAB-SC em Lages, Marcelo Menegotto, disse esperar que o PJe-JT venha, efetivamente, a se constituir no processo eletrônico único e nacional. E ressaltou a importância da parceria que vem sendo estabelecida entre a Ordem e o Tribunal, principalmente no tocante à capacitação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348 - Estúdio 3216-4066