Agentes de segurança do TRT-SC retêm 57 armas de fogo em seis meses

Desde julho do ano passado os três prédios do Tribunal em Florianópolis passaram a contar com detectores de metais nas suas portarias

12/01/2016 14h41
armas brancas apreendidas pela segurança da JT
Adaga estava entre as armas brancas retidas durante a inspeção


Cinquenta e sete armas de fogo e 30 armas “brancas” foram retidas na entrada dos prédios da sede administrativa, Gabinetes dos Desembargadores e Fórum Trabalhista de Florianópolis desde o início do uso dos equipamentos detectores de metais, em julho do ano passado. Os dados são da Seção de Segurança Institucional, área responsável por controlar o acesso de pessoas nos três prédios do Tribunal.

As pessoas flagradas com armas de fogo são encaminhadas para uma sala de desarmamento, onde os agentes verificam se o porte está de acordo com a legislação, retendo os itens num cofre. Já as armas brancas e outros objetos perigosos ficam guardados nas portarias. Todos são devolvidos no momento da saída, à exceção das armas de fogo sem porte, que são encaminhadas à Polícia Federal. Além de facas, canivetes e pistolas, também foi retida uma adaga, um spray de pimenta e uma máquina portátil de choque. Até o momento, todas as armas de fogo retidas foram devolvidas.
 

armas apreendiddas
Pistola, spray de pimenta e uma máquina portátil de choque estão entre os objetos que ficaram sob custódia


O procedimento segue a portaria 87/2015 da Presidência do TRT-SC, que veda o porte de armas de qualquer natureza no interior do Tribunal, com exceção de magistrados e membros do Ministério Público, policiais e membros das Forças Armadas em serviço e empregados de empresas de segurança privada e de transporte de valores. Magistrados, servidores e estagiários também são liberados da inspeção.

Segundo Claudionor da Silva, chefe da Segurança, a intenção do controle de acesso é evitar conflitos e manter a integridade física de todos que atuam na Justiça do Trabalho. “A Segurança não pode esperar que os problemas aconteçam, tem de preveni-los”, ressalta.

 

 

 

 

 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC,
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: