Aposentados são homenageados na 12ª Cerimônia de Desligamento 

14/05/2021 15h20, atualizada em 17/05/2021 13h54

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) realizou nesta sexta (14) a 12ª Cerimônia de Desligamento, uma homenagem aos magistrados e servidores recém-aposentados pelos anos de serviços prestados à instituição. A solenidade foi conduzida pela presidente do Tribunal, desembargadora Lourdes Leiria, e contou com a presença da vice-presidente Teresa Cotosky, do corregedor Regional Amarildo Lima, do juiz gestor Estratégico de Metas, Roberto Masami Nakajo, do secretário-geral da Presidência, Hamilton Maestri, do diretor-geral, Dilcionir Furlan, e da diretora da Coordenadoria da Saúde, Dolores Amorim.

Organizada pela Seção Psicossocial da Coordenadoria de Saúde, a cerimônia foi realizada em formato telepresencial e transmitida ao vivo pelo canal do TRT-SC no YouTube e homenageou sete magistrados e 84 servidores que se aposentaram entre 26 de abril de 2019 e 30 de março de 2021. O ato solene integra o Programa de Preparação para a Aposentadoria, uma iniciativa que tem o objetivo de promover saúde física e mental a quem está prestes a se desligar da instituição.  

O juiz Etelvino Baron, aposentado em 2019 após 32 anos de carreira, quase 30 deles como titular da VT de Caçador, homenageou seus colegas de profissão. Para ele, o evento poderia ser denominado “cerimônia de pertencimento”, e explicou o motivo. 

“Não há efetivo desligamento, pois continuamos todos ligados a este Tribunal, do qual fomos força viva durante longos anos e onde construímos duradouros laços profissionais e afetivos. Agora, por implementados todos os requisitos, nossos vínculos com esta instituição tornaram-se definitivos”, pontuou o juiz. 

“Na marcha inexorável do tempo, no aqui e agora de cada um, tenho a convicção de que o empenho de todos foi o de oferecer o melhor de si. Que o tempo e as demais condições nos possibilitem fruir o que a vida nos propiciou. Finalizo: foi e é muito importante fazer parte da história do TRT da 12ª Região”, concluiu o magistrado. 

Aposentada desde 2020, após mais de 34 anos de atuação na JT-SC, a servidora Katize Schenkel do Amaral e Silva falou em nome dos servidores. Ela relembrou a rotina de trabalho que vivenciou durante anos, desde a antiga Junta de Conciliação e Julgamento até quando foi atuar na área administrativa. 

“Imprescindível reforçar nossa gratidão aos colegas com quem compartilhávamos os desafios, as angústias e as alegrias nas diversas áreas do nosso Regional. Ombros amigos a nos darem suporte no agitado dia a dia. A eles, o nosso mais sincero agradecimento”, declarou, ressaltando ainda que “entre os muitos sentimentos que permeiam a aposentadoria, estão o orgulho e gratidão”.

A presidente Lourdes Leiria também falou aos homenageados. “Toda construção humana é coletiva. E isso se aplica, evidentemente, também ao nosso Tribunal. Se chegamos onde estamos hoje, comemorando 80 anos da Justiça do Trabalho e 40 anos do TRT de SC, é graças a todos aqueles que dedicaram suas vidas à instituição, àqueles que, dia após dia, contribuíram para o bom funcionamento de nosso Tribunal, para seu aperfeiçoamento, para entregar a prestação jurisdicional com presteza”, ressaltou a desembargadora. 

"Não devemos esquecer que é o trabalho de cada um de vocês, nossos homenageados, que juntos construíram o Tribunal que temos hoje. Lembrar dos feitos dos que nos antecederam é, assim, uma exigência ética”, concluiu a presidente, parabenizando os homenageados e fazendo votos de “uma excelente aposentadoria”.
 



Texto: Luana Cadorin / Imagem: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

Leia Também: