Bate-papo com terceirizados discute assédio moral no ambiente de trabalho 

Conceito, consequências e formas de prevenção foram alguns dos pontos abordados com equipes de copa e limpeza do TRT-12

03/05/2023 18h46, atualizada em 05/05/2023 13h21
Clayton Wosgrau

Uma conversa com trabalhadoras e trabalhadores terceirizados sobre práticas abusivas no ambiente laboral, nesta terça-feira (3/5), fez parte da programação da Semana de Combate ao Assédio, realizada em todos os TRTs do Brasil.

A definição do conceito de assédio, as consequências dessa prática e as formas de prevenção foram alguns dos aspectos abordados pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRT-12. 

Durante o bate-papo, a psicóloga e servidora Elaine Dal Col da Silva destacou algumas situações de assédio moral . Entre elas, perseguir, humilhar, desconsiderar problemas de saúde, atribuir apelidos pejorativos e gerar constrangimento.  “Falar com um amigo, um colega de trabalho sobre o que está vivenciando facilita o reconhecimento da prática e ajuda a fazermos um laço de proteção”, disse ela.

Mulher em pé fala ao microfone enquanto está encostada numa mesa
Elaine e as colegas da Coordenadoria de Saúde Denise Suchara e Kátia Macagnan

Os participantes também conheceram as consequências do assédio que afetam o indivíduo. Elas vão desde dores generalizadas, passando por problemas familiares, síndrome do pânico e podendo chegar até ao suicídio, em casos extremos. Já a redução de produtividade, aumento de licenças médicas e indenizações trabalhistas são exemplos de situações prejudiciais à organização que não coíbe o assédio.

Para prevenir,  Elaine destacou que é importante cultivar o respeito às diferenças, estar atento ao efeito que brincadeiras causam aos outros, não aceitar formas desrespeitosas e apoiar colegas que possam sofrer algum tipo de violência no trabalho. 

Os participantes também assistiram a vídeos sobre diferentes tipos de assédio e receberam uma cartilha com esclarecimentos e orientações, tudo produzido pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Na sexta-feira (5/5), a programação vai trazer uma nova rodada de bate-papo com  terceirizados, às 13h, voltado àqueles que realizam suas atividades no período vespertino. 

 

Pessoas sentadas em um auditório assistindo a uma apresentação
Terceirados que atuam em Florianópolis a acompanharam a palestra no auditório do TRT-12, e os demais, por videoconferência



    Texto: Luana Cadorin
    Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
    Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
    (48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br