Canal do WhatsApp já representa 20% das solicitações para Ouvidoria 

Informação foi divulgada pela ouvidora do TRT-12, Quézia Gonzalez, durante 32ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho

27/09/2022 18h51, atualizada em 28/09/2022 12h59
Divulgação TRT-6

A ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, foi uma das palestrantes da 32ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho, realizada em Recife (PE) na semana passada. A explanação foi na última sexta-feira (26/9) e abordou algumas iniciativas implementadas pela Ouvidoria do TRT-12 no primeiro semestre do ano.

Uma delas foi o atendimento pelo WhatsApp, disponibilizado a partir de fevereiro. De acordo com a Ouvidora, nesses quase sete meses, 20% do total das solicitações recebidas pela Ouvidoria foram pelo aplicativo, o que demonstra sua efetividade. 

Além do quantitativo, a desembargadora destacou o aspecto social da medida. Metade das pessoas que acionam a Ouvidoria pelo Whats são trabalhadores, enquanto nos demais canais de atendimento (presencial, e-mail, ligação telefônica e portal) essa parcela não atinge 19% do público.

Outro tema de destaque apresentado foi a atuação pioneira da Ouvidoria do TRT-12 no cumprimento da Resolução CNJ nº 425/2021, quanto ao atendimento à população em situação de rua. “Temos obtido atenção especial da atual administração do tribunal no que se refere à viabilidade de algumas medidas cabíveis, num primeiro momento, além do estudo da aplicação de ações mais amplas e permanentes, quanto ao acesso e humanização do atendimento dessas pessoas", ressaltou Quézia Gonzalez. 

Ela explicou que, provisoriamente, o tribunal já destinou lugar para que as pessoas em situação de rua possam deixar seus pertences, como carrinhos e animais de estimação, caso venham demandar a Ouvidoria presencialmente. Disse, ainda, que está em trâmite expediente para analisar a viabilidade de se adquirir bebedouros, bem como uma proposta de curso de capacitação para agentes da Polícia Judicial e demais servidores que atuam no atendimento direto ao público.

“O Judiciário precisa estar preparado para atender aqueles que, desprovidos de moradia, precisem carregar consigo seus pertences”, afirmou a ouvidora.

Controle social

Quézia Gonzalez também falou sobre a importância de se manter a atualização do sistema de processo eletrônico das ouvidorias (Proad-Ouv). Esse ponto também foi enfatizado pelo diretor da Secretaria de Gestão Estratégica do TRT-12, Gustavo Ibarra, que apresentou o Portal das Ouvidorias da Justiça do Trabalho, projeto idealizado pela ministra Maria Helena Mallmann e desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação do Regional catarinense.  

Ibarra explicou que, pelo novo  portal, os dados estatísticos das ouvidorias dos TRTs serão atualizados diariamente, dando visibilidade aos serviços prestados, subsidiando novas estratégias e fortalecendo o controle social exercido pelos cidadãos.

O número de WhatsApp da Ouvidoria do TRT-12 é (48) 9-99278895

 

Texto: Simone Pereira, com edição da Secom/TRT-12
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