Objetivo é promover a transparência e o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos tribunais, além de permitir que unidades atuem de forma mais estratégica
Reunidos em Manaus,os ouvidores da Justiça do Trabalho reforçaram a necessidade de as ouvidorias terem uma estrutura mínima, capaz de garantir o atendimento continuado e de qualidade às inúmeras solicitações recebidas diariamente. A diretriz foi formulada durante a 31ª Reunião do Colégio de Ouvidores da JT, realizada de 8 a 10 de junho. O evento teve a participação da ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, além de servidores do TRT-12.
Os desembargadores destacaram ainda que as ouvidorias são um canal de escuta e promoção da cidadania, tendo como missão final desenvolver estudos e elaborar propostas de aprimoramento da gestão e dos serviços prestados pelos tribunais, a partir dos dados coletados no dia a dia.
Marcado pela presença ativa da ministra Maria Helena Mallmann, ouvidora do TST, o evento reuniu também os servidores que fazem a gestão das ouvidorias nos TRTs. Entre os temas discutidos estiveram a adoção de políticas de tratamento de dados pessoais, a profissionalização das unidades e a integração de dados estatísticos coletados nos atendimentos.
A reunião foi finalizada com a participação do diretor da Secretaria de Gestão Estratégica do TRT da 12ª Região, Gustavo Bestetti Ibarra, que falou sobre a integração dos dados estatísticos entre as ouvidorias para a difusão do conhecimento e o aperfeiçoamento das administração dos TRTs.
Texto: Simone Pereira (Ouvidoria), com edição da Secom
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