Corregedor-geral da Justiça do Trabalho conhece centros de conciliação e Escola Judicial do TRT-12

Ministro e sua equipe foram informados sobre detalhes das atividades desenvolvidas nos locais

19/07/2022 16h06, atualizada em 19/07/2022 17h01
Adriano Ebenriter

Em visita correcional no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) desde o início desta semana, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, conheceu na terça (19/7) a Escola Judicial (Ejud-12) e dois centros de conciliação – o de 2º Grau e o do Fórum de Florianópolis.

As apresentações foram feitas pelo presidente do tribunal, desembargador José Ernesto Manzi, e pelo vice, desembargador Wanderley Godoy Júnior. No Cejusc de segundo grau, a supervisora da unidade, juíza Ângela Konrath, também acompanhou a visita, explicando para o ministro detalhes sobre as atividades realizadas no local.

No Cejusc de Florianópolis o ministro foi recebido pelo juiz Alessandro da Silva, da 3ª Vara do Trabalho da Capital. O magistrado falou para o corregedor-geral sobre como as unidades do Fórum realizam a triagem de processos, priorizando para a pauta do Cejusc aqueles com menor complexidade.

José Ernesto Manzi ressaltou que uma das principais vantagens dos centros de conciliação é a de contarem com a participação de servidores. “Eles atuam com a dedicação necessária para que cada acordo possa amadurecer”, assegurou o presidente.

Manzi pontuou também sobre o aspecto de confidencialidade das audiências realizadas no Cejusc, o que significa que as informações reveladas ali não são registradas em ata, deixando os litigantes mais à vontade para se expressarem.

Caputo Bastos afirmou admirar a atividade realizada pelos centros de conciliação. O corregedor-geral também elogiou o tradicional sino, marca do Cejusc da Capital para anunciar um novo acordo, e comentou sobre a tranquilidade que as imagens dispostas na parede trazem ao local.

Escola Judicial

 

foto de três homens, de terno, conversando em uma sala
Ministro Caputo Bastos (C) elogiou instalações da Ejud-12


O desembargador Godoy Júnior, diretor da Escola Judicial, apresentou as instalações da Ejud-12 para Caputo Bastos, que as elogiou. O corregedor-geral e a sua equipe também foram informados sobre como é realizada a formação de magistrados e servidores e acerca das principais atividades desenvolvidas ali.

Encerrando a agenda do dia, no período da tarde o ministro reuniu-se com a presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (Amatra-12), juíza Patrícia Pereira de Sant'Anna.
 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 


 

Leia Também: