Correição ordinária no TRT-12 começa nesta segunda-feira (18)

Atividade será encerrada na quinta (21/7), com a leitura da ata pelo ministro Caputo Bastos, corregedor-geral da JT

12/07/2022 16h00, atualizada em 12/07/2022 16h45
Divulgação Coleprecor

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, inicia na próxima segunda-feira (18/7) a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC). O resultado dos trabalhos correcionais será apresentado na quinta-feira (21/7), às 10h, em sessão plenária administrativa.

Ao longo da semana, o ministro e sua equipe vão realizar reuniões com magistrados e servidores, podendo também reservar um horário para atendimento de advogados. Compõem o roteiro uma visita ao Centro de Conciliação (Cejusc) de Segundo Grau  e à Escola Judicial (Ejud-12).

A correição ordinária faz parte da rotina de procedimentos dos tribunais e tem por finalidade verificar como está sendo feita a prestação dos serviços judiciários nas instâncias inferiores. Por ocasião da correição, realizada a cada dois anos, o corregedor-geral examina processos, registros e documentos.

Ele também avalia a adequação de procedimentos às normas legais e questões administrativas, entre outras. Ao final, apresenta suas conclusões mediante recomendações aos órgãos correicionados.

Segurança judiciária

Em sua última correição, finalizada no dia 11 de julho, no TRT-16 (MA), o ministro recomendou o estabelecimento de um plantão policial para eventuais necessidades de segurança dos magistrados e seus familiares, além da instalação de catracas, detectores de metal e aparelhos de Raio X na sede do TRT, nos fóruns e nas varas do Trabalho.

Entre outra questões, Caputo Bastos recomendou, ainda, a criação de grupo de trabalho para corrigir as inconsistências do sistema e-Gestão, que gerencia os dados estatísticos da JT,  e o integral cumprimento da Resolução CNJ 370/2021, que estabelece a estratégia nacional de tecnologia da informação e comunicação do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: