O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) deu início, nesta segunda-feira (10/09), à implantação do sistema de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho – SIGEST. A ferramenta foi adquirida para auxiliar na gestão dos planejamentos estratégicos definidos pelos Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e CSJT.
O primeiro Regional a instalar o sistema é o da 10ª Região (DF-TO). Durante duas semanas, servidores da área de gestão estratégica e técnicos da empresa contratada farão a configuração dos mapas estratégicos, além de promover oficinas de capacitação e operação assistida para utilização do sistema. Em Santa Catarina, a instalação será em novembro, entre os dias 5 e 23.
Em agosto, representantes dos 24 TRTs participaram, em Brasília, de treinamento para administradores do sistema. Em âmbito nacional, o SIGEST será gerido pelo CSJT, que terá uma visão completa dos mapas estratégicos para auxiliar os Regionais.
O SIGEST permite, além do cumprimento dos objetivos estratégicos pelos tribunais, o acompanhamento das metas estabelecidas junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os projetos são monitorados virtualmente, assim como os indicadores. Dispositivos automáticos informam as unidades sobre prazos para realização de tarefas. Além disso, podem ser emitidos relatórios completos para subsidiar as Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs).
Com a implantação do SIGEST, a Justiça do Trabalho será o primeiro segmento do Judiciário brasileiro a utilizar uma ferramenta única de gestão estratégica, proporcionando às administrações dos tribunais o acompanhamento da atuação e desempenho das unidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CSJT, com informações da Ascom do TRT-SC