A Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, por solicitação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e das Comunicações da Justiça do Trabalho, formulou consulta aos magistrados de primeiro e segundo graus a respeito da implantação de projeto de gravação audiovisual de audiências.
A gravação audiovisual de audiências já ocorre no TRT da 9ª Região (Paraná) e poderá ser estendida aos demais Regionais. O projeto faz parte do grupo de ações destinadas à modernização e ao aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho, e foi criado com o objetivo de trazer mais transparência e exatidão na apuração de fatos e questões jurídicas durante as audiências.
Para o presidente do comitê, desembargador Cláudio Brandão, há muitas vantagens na gravação de audiências. “Elas ficam mais rápidas, mais dinâmicas, colabora com a saúde dos servidores, já que um secretário pode digitar menos, além de haver uma fidelidade da interpretação da prova oral muito maior, o que facilita as fundamentações e sentenças”, afirma.
Para participar da consulta, os magistrados dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho deverão preencher formulário eletrônico disponível aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CSJT