“De bem com a vida”

Palestra sobre liderança diverte magistrados no auditório do TRT

13/03/2008 17h03, atualizada em 24/08/2021 19h23

Ele entrou batendo palmas, quase histérico, cantando ao som de uma música alta. Cabelo grisalho espetado com mechas roxas, olhos fechados, mãos para cima e a certeza de que suas palmas seriam acompanhadas por um público mais acostumado à seriedade e à formalidade de um outro ambiente de trabalho: as salas de audiência. E assim foi. Durante quase duas horas, na quinta-feira (13), no auditório do TRT, o motivador João Roberto Gretz (ou apenas professor Gretz, como prefere ser chamado) arrancou gargalhadas dos juízes da 12ª Região na palestra de abertura do evento que vai reunir os magistrados de primeiro grau, com o objetivo de discutir assuntos institucionais com a Administração do TRT/SC. Esse encontro acontece na sexta-feira, no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis, a partir das 8h e com previsão de encerramento às 16h.

A palestra até tinha um nome pomposo: “Desafios e dificuldades enfrentados pelos líderes de hoje”. Mas o que se viu e ouviu seria difícil de relatar num mero texto jornalístico. Professor Gretz fez os juízes cantarem “Xote da Alegria”, da banda de forró Fala Mansa, e “De Bem Com a Vida”, da dupla sertaneja Rio Negro e Solimões. E falou de farelo, leite derramado no fogão limpo, galinhas, a quantidade de milho necessária para a alimentação delas e outras histórias, todas enriquecidas por um sotaque caipira típico do interior paulista, mais especificamente de Itapeva, cidade natal do palestrante. Histórias, porém, amarradas por um fio condutor ao qual o professor Gretz não perdeu de vista: as pessoas. “Eu vim aqui para falar de gente, porque são as pessoas que diferenciam as organizações uma das outras”, disse ele, logo no início da palestra.
 

palestrante João Roberto Gretz

 

           

"Sábio é quem dá valor ao
que tem antes de perder"

 

 

 

 

 

Quando precisa, Gretz também sabe falar sério. Já trabalhou em empresas multinacionais como a Volkswagen do Brasil, onde exerceu cargos executivos assessorando a diretoria em programas motivacionais para a qualidade. Autor de diversos livros sobre o assunto, ele acredita que o verdadeiro líder é aquele que consegue introjetar em seus subordinados a noção de comprometimento. “O segredo consiste em fazer a pessoa participar. Quando isso acontece, ela passa a se envolver com o trabalho. Quando se envolve, acaba despertando nela um sentimento de posse. Pronto: a partir daí, ela já está comprometida”.

Gretz também deu conselhos aos juízes. “Afinal de contas, a primeira pessoa por quem devemos zelar somos nós mesmos”. Pediu aos magistrados que pratiquem atividades físicas, que tenham uma alimentação saudável, uma vida financeira equilibrada, pensamentos positivos e fé. “E não me venham com essa história de ser ateu. Um dia ainda quero colocar todos os ateus dentro de um avião, fazer ele decolar e, quando estiver lá em cima, desligar as turbinas. Vai ser uma conversão coletiva”, brincou.
 

Professor Gretz em palestra no auditório do TRT
Chacoalhada

 

 

"Inferno é um final de semana sem fim"

 

 

 

 

Os magistrados fizeram uma análise positiva da palestra. “Foi mais do que uma mera palestra motivacional. Ela conseguiu acender uma centelha, capaz de trazer à tona aquilo que está adormecido dentro de nós”, disse a titular da 4ª VT de Florianópolis, Teresa Regina Cotosky. “A palestra foi excelente, muito bem humorada, engraçada. E sempre que algum conhecimento é transmitido com diversão e bom humor, acaba sendo mais fácil de absorvê-lo”, comentou Maria Regina Olivé Malhadas, titular da 7ª VT da Capital.

“Serviu para dar uma 'chacoalhada', resgatar uma condição de humanidade. Ficamos tão absortos em nossa rotina diária de audiências, despachos e sentenças que, mesmo sem perceber, acabamos banalizando as diversas situações vivenciadas pelas partes nos processos”, analisa Alexandre Luiz Ramos, titular da 2ª VT de São José.

Na despedida, outra frase de efeito do professor Gretz: “sempre que quiserem algo com muita vontade, lancem seus corações primeiro que o corpo os acompanhará”. Falou o “único conferencista do Brasil que já foi duas vezes a Macapá (AP) e três a São Miguel do Oeste".

 

Palestra do9 professor Gretz             

             

"Divirta-se. É mais tarde do que você pensa"

 

 

 

 

Fonte: Ascom - 13.03.08

Leia Também: