Desembargadora aposentada Ione Ramos e obra jurídica de Roberto Basilone Leite também receberam homenagens
O desembargador aposentado do TRT-SC Umberto Grillo é o mais novo membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej). Grillo tomou posse nesta quarta-feira (3) e vai ocupar a cadeira 24, cujo patrono é Othon da Gama Lobo D'Eça.
Na mesma solenidade, foram homenageados a também desembargadora aposentada do TRT-SC, Ione Ramos, e a obra jurídica “O papel do juiz na democracia”, de autoria do juiz Roberto Basilone Leite, recém-promovido a desembargador do TRT catarinense. A cerimônia foi realizada no Plenário da OAB-SC em Florianópolis.
Trajetória
Nascido em Florianópolis, Umberto Grillo diplomou-se em Direito na Ufsc em 1966, onde também obteve o título de mestre em Direito. É desembargador aposentado do TRT-SC, Instituição que presidiu entre 1990 e 1992, tendo atuado como magistrado convocado no TST em 1992, 1995 e 1997. É membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho (Cadeira 92 – Patrono Ministro Luiz Gallotti). Foi Procurador-Geral do Estado entre 2003 e 2004. Lecionou Direito do Trabalho na Ufsc de 1967 a 2003. Foi ainda professor de instituições de Direito Público e de Direito Social na ESAG/UDESC, de 1971 a 1982. É professor convidado da ESA-OAB/SC desde 1993 e professor honoris causa do Cesusc, título recebido em 2006.
É autor de diversas publicações e recebeu várias medalhas e comendas de instituições como TST, TRT-SC, Academia Nacional de Direito do Trabalho, Governo do Estado de Minas Gerais e Conselho Superior da Procuradoria Geral de Santa Catarina.
Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB-SC, com adaptações da Ascom