Desembargadora do TRT-SC fala a professores da rede municipal de Biguaçu sobre combate ao trabalho infantil

11/06/2021 15h43, atualizada em 11/06/2021 17h28

A desembargadora Teresa Cotosky, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho em Santa Catarina, falou por videoconferência nesta sexta-feira (11) a professores dos terceiro e quarto anos da rede pública de Biguaçu, município da Grande Florianópolis. O objetivo da conversa foi o de orientá-los sobre como abordar em sala de aula a questão do trabalho infantil.

Além de a desembargadora  apresentar a Agenda 2030 da ONU, explicar a legislação e falar sobre mitos relacionados ao tema do combate ao trabalho infantil e a aprendizagem, durante o encontro também foram apresentados dois planos de aula simplificados aos docentes. O referente ao quarto ano teve como ponto de partida material produzido pela Juíza Vera Marisa Vieira Ramos, titular da 3ª VT de Chapecó.  Nos planos há propostas de atividades utilizando-se os vídeos e as cartilhas Conversando sobre Cidadania e Trabalho Infantil não é Brinquedo , todos produzidos pelo Programa.

Também integram o conteúdo do material de apoio o quiz e o jogo de tabuleiro #Brasil Sem Trabalho Infantil ,  este inspirado em uma ação destinada a difundir os ODSs, fruto da pesquisa e elaboração das servidoras Denise M. Lucena Zacchi e Clemair Missio Carneiro, com o design gráfico da servidora Simone Dalcin, e revisão da servidora Camila Velloso.  Produzidos com recursos próprios e impressos na gráfica do TRT-SC, sob a coordenação do servidor Hamilton Firminio Martins, em boa parte com material destinado à confecção das capas dos extintos processos físicos, eles buscam de forma lúdica conduzir crianças e adolescentes a refletir sobre o assunto. A iniciativa de oferecê-los à sociedade está alinhada com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, um plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU) para fortalecer a paz universal por meio da erradicação da pobreza e promoção de vida digna para todos.

Teresa Cotosky destacou o importante papel que têm os professores ao trabalharem o tema com os alunos. "O material de apoio foi preparado com muito zelo pelo Programa, pensando em auxiliar os profissionais em sala de aula. Além de aproximar crianças e adolescentes da Justiça do Trabalho, ele busca despertar a ideia de cidadania, contribuindo ainda para a conscientização sobre os prejuízos do trabalho infantil”, afirmou a desembargadora.

Também participaram da atividade servidores da Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu, órgão parceiro na realização do evento. A data foi escolhida em função do 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, quando acontece uma mobilização global em torno do assunto.

 

Texto: Carlos Nogueira / Arte: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

Leia Também: