Desembargadora fala sobre atuação da Ouvidoria do TRT-12 a corregedor-geral da JT

Quezia Gonzalez destacou o cumprimento das recentes medidas implementadas pelos conselhos superiores

21/07/2022 13h53, atualizada em 21/07/2022 15h29
Adriano Ebernriter

A desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), apresentou ao corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, as atividades realizadas pela Ouvidoria do tribunal.

Em 2021, a área prestou 917 atendimentos, entre solução de dúvidas, recebimento de denúncias, reclamações, críticas, elogios e sugestões sobre as atividades desenvolvidas por magistrados, servidores ou órgãos da instituição. A maior parte dos contatos foi para esclarecer dúvidas ou realizar consultas (79,9%). Em segundo lugar, estiveram as reclamações (11,2%) e, em terceiro, as denúncias (3,9%). 

Na conversa, foi tratado sobre o papel das ouvidorias como órgão de escuta, participação social e de coleta de informações importantes, bem como de observação dos regramentos, especialmente os que primam pela eficiência na prestação dos serviços. 

A Ouvidoria do TRT-12 também atua sugerindo à Administração a adoção de boas práticas, como no início deste ano, quando fez solicitações referentes ao atendimento às pessoas em condições de rua. Foram adotadas medidas para atender esse público, de forma prática e humanizada, tanto pela Ouvidoria quanto pelas demais unidades do tribunal.

A desembargadora também deu um panorama sobre o cumprimento, pelo tribunal, das recentes resoluções editadas pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (Resoluções CSJT nº 163/2016, CNJ º 432/2021 e CNJ 425/2021). Entre elas, a regulamentação da Ouvidoria como um órgão autônomo, a instituição de equipe própria, a promoção de acessibilidade para se chegar à unidade e a primeira eleição para o cargo de ouvidora, em dezembro.

Ela falou ainda sobre os múltiplos canais de contato oferecidos aos usuários, destacando o recém implantado número de WhatsApp (48-99927.8895), para atendimentos rápidos. 

O desembargador Amarildo Carlos de Lima, corregedor no biênio 2020/21, também participou da conversa.

 

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