Dirigentes que vão comandar TRT-SC pelos próximos dois anos tomam posse nesta sexta (6)

05/12/2019 13h17, atualizada em 06/12/2019 15h26

Os dirigentes que vão comandar o TRT-SC pelos próximos dois anos tomam posse nesta sexta (6), às 18h, em cerimônia a ser realizada na sala de sessões do Tribunal Pleno. A desembargadora Maria de Lourdes Leiria vai ser a nova presidente, e os desembargadores Teresa Regina Cotosky e Amarildo Carlos de Lima, respectivamente, vice-presidente e corregedor regional – no caso da vice, o cargo acumula as funções de ouvidora e de diretora da Escola Judicial (Ejud 12).

Natural de Porto Alegre (RS), Lourdes Leiria se tornou juíza do Regional catarinense em 1990, depois de ser aprovada em primeiro lugar no concurso público. Após atuar como substituta em diversas cidades, em 1993 tornou-se juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Chapecó. No ano de 2010 foi promovida por merecimento ao cargo de desembargadora do trabalho.

Em outubro, durante a sessão do Tribunal Pleno na qual foram eleitos os novos dirigentes, Lourdes Leiria falou sobre sua administração, anunciando que será pautada pela otimização de recursos e pela busca da celeridade e da efetividade da prestação jurisdicional.

“Vamos dar continuidade aos projetos já em andamento que sejam do interesse da instituição e implantar o que for necessário”, disse a magistrada naquela sessão, lembrando que o período de transição seria fundamental para o contato com todas as áreas da administração e para estabelecer as diretrizes de sua gestão”, adiantou.

As futuras diretrizes da Escola Judicial e da Ouvidoria foram antecipadas pela futura vice-presidente do TRT-SC, Teresa Cotosky. "Na Escola Judicial intensificaremos o uso do EAD como ferramenta de ensino, de molde a permitir uma otimização de recursos orçamentários, ao mesmo tempo em que implementaremos as metodologias ativas nos módulos presenciais, para aprofundar a aprendizagem e a integração entre os magistrados. Na Ouvidoria nosso objetivo é atender as demandas recebidas com transparência e objetividade,  consolidando, igualmente, a conexão com as redes de ouvidoria estadual e nacional", ressaltou a magistrada.

Em relação à Corregedoria, o desembargador Amarildo Carlos de Lima destacou que a principal pretensão é dar continuidade ao trabalhado desempenhado pela atual gestão. "Temos hoje uma Corregedoria remodelada com o uso das mais variadas ferramentas tecnológicas, que permitem o acompanhamento dos projetos de forma remota, tanto em consideração à atuação jurisdicional de primeira instância quanto às instituições parceiras e que necessitam ter suas relações estreitadas, cientes de um novo perfil do processo judicial e de relacionamento com o mundo interno e externo", afirmou o próximo corregedor.

Os novos dirigentes vão suceder a atual administração, composta pelos desembargadores Mari Eleda, presidente, Roberto Basilone, vice-presidente, e José Ernesto Manzi, corregedor.

A sessão terá transmissão ao vivo pelo canal do TRT-SC no YouTube.
 

Serviço

O quê: Posse dos novos dirigentes do TRT-SC
Quando: Sexta-feira (6), às 18h
Local: Sala de sessões do Tribunal Pleno, localizada na Rua Esteves Júnior, 395, Centro, Florianópolis

 

Texto: Carlos Nogueira
Foto: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: