Encontro debate ampliação das ouvidorias na Justiça do Trabalho 

Comitiva do TRT-SC apresentou nova versão de plataforma de gestão utilizada em 21 Regionais do país

30/11/2021 17h26, atualizada em 01/12/2021 19h19

As ouvidorias judiciárias devem ser cada vez mais ativas, não apenas recebendo manifestações do público, mas também propondo soluções e medidas para a defesa dos direitos dos usuários da Justiça. A conclusão é da ouvidora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel, durante encontro do Conselho Nacional de Ouvidores da Justiça do Trabalho, na última quinta (25).

Durante dois dias, os representantes dos 24 TRTs do país estiveram reunidos em Brasília (DF) para trocar experiências e traçar estratégias para aprimorar as ouvidorias, cuja demanda vem crescendo a cada ano. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) foi representado pela desembargadora-ouvidora Teresa Cotosky e a desembargadora Quézia Gonzalez, eleita para ocupar o cargo no próximo biênio (2022-24)

Também integrando a comitiva catarinense, o gerente do Programa Proad-Ouv, Gustavo Ibarra, apresentou as melhorias para a plataforma de gestão desenvolvida pelo TRT-SC, atualmente utilizada pelas ouvidorias de 21 tribunais trabalhistas. Ele destacou que o software já atende as últimas regulamentações editadas pelo CNJ, como a Resolução 432/2021.

“Apresentamos as principais novidades da última versão do programa (4.5) e abordamos os desafios para que esse sistema possa ser uma ferramenta de gestão não só das ouvidorias da Justiça do Trabalho, mas, quem sabe, do Judiciário como um todo”, afirmou.


Aumento nos chamados

A Ouvidoria do CNJ registrou um crescimento de 20% no número de atendimentos em 2021 — a maioria delas a respeito do andamento de processos (65% das manifestações). A Justiça Estadual aparece em 74% das manifestações, seguida pela Justiça Federal (13%) e pela Justiça do Trabalho (6%). 

No TRT catarinense, de janeiro a dezembro de 2020 foram realizados 1.084 contatos com a Ouvidoria (960) e o Serviço de Informações ao Cidadão (124) pelos diversos canais de acesso disponíveis. Esse número representa um aumento de cerca de 60% em relação ao ano anterior. 
 


Com informações da Agência CNJ de Notícias

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