Entenda os perfis dos participantes do Hackathon Inova TRT-SC

09/08/2019 14h08, atualizada em 31/10/2019 12h26

As 100 vagas do Hackathon Inova TRT-SC terminaram de ser preenchidas no domingo (11), uma semana depois da abertura das inscrições - sucesso total! Mas se você ainda pretende participar, vale a pena deixar seu nome na lista de espera, caso haja alguma desistência no meio do caminho.

O evento será realizado de 13 a 15 de setembro no Sebrae, em Florianópolis, e vai distribuir R$ 30 mil em prêmios. O objetivo é encontrar e desenvolver soluções inovadoras para desafios da Justiça do Trabalho relativos à melhoria do atendimento à sociedade, do processo judicial eletrônico (PJe) e da gestão e transparência.

Cada vaga tem relação com um determinado perfil dentro da equipe. Mas você sabe qual o papel de cada um nessa maratona? As informações que seguem foram extraídas do edital do hackathon, confira:
 

Direito: conhece as rotinas jurídicas da Justiça do Trabalho. São advogados, acadêmicos de Direito, magistrados e servidores da JT que possam contribuir nos desafios relacionados à implementação prática da solução, bem como o grau inovativo que impactará nas práticas diárias.

Administrativo: atua na área administrativa de algum órgão da JT e domina suas rotinas e os desafios práticos relacionados à instituição. Poderá apontar o impacto inovativo da solução apresentada e sua viabilidade, bem como os desafios de implementação.

Tecnologia da Informação e Comunicação: possui habilidades em programação e desenvolvimento de sistemas e soluções tecnológicas, seja por meio da implementação de novos códigos, seja pela estruturação e composição de soluções que atendam aos desafios propostos.

Designer: participante com habilidades de design de soluções e no uso das respectivas ferramentas.

Profissional de negócios: é o típico empreendedor, capaz de criar estratégias determinando como os produtos ou serviços serão desenvolvidos. Faz o controle dos resultados e busca o sucesso do empreendimento através do estabelecimento de metas. Tem a habilidade de demonstrar com clareza os benefícios e resultados que uma solução pode trazer.

O hackathon é uma das ações do Programa Inova TRT-SC, que pretende inserir a Justiça do Trabalho no ecossistema de inovação a fim de aperfeiçoar o modelo de gestão da instituição e os serviços que ela oferece à sociedade, sempre de maneira inovadora. O Programa tem o apoio do grupo de pesquisa Via Estacão Conhecimento, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. 


A origem dos desafios 


Os desafios do Hackaton Inova TRT-SC foram extraídos de uma consulta pública de alcance nacional realizada pelo Tribunal do Trabalho catarinense. O objetivo era conhecer as reais necessidades dos diversos segmentos da sociedade e identificar os temas prioritários a serem abordados na maratona. A maioria das questões apresentadas tinham relação com o PJe. Todas foram organizadas e disponibilizadas em um painel. 
Clique aqui para acessá-lo.

 

Texto: Camila Velloso / Arte: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: