O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), por meio da Assessoria de Comunicação, criou em 27 de fevereiro de 2009 um canal próprio no YouTube para divulgação dos vídeos produzidos pela Justiça do Trabalho catarinense. Assim, viabilizou-se à sociedade mais uma forma de acesso aos vídeos, inclusive às entrevistas concedidas ao programa “Justiça do Trabalho na TV”.
Para se ter uma ideia, o programa com o filósofo Mario Sergio Cortella sobre “Poder e Competência”, gravado em 5 de setembro de 2007, já foi visto por mais de 100 mil internautas – somando as visualizações dos três blocos. Exibido em rede nacional, pela TV Justiça, em 28 de outubro de 2007, o programa está disponível na internet há quase três anos - desde 14 de maio de 2010. Esse vídeo é o mais acessado e curtido do canal.
No canal é possível encontrar os documentários do “Justiça em Movimento”, reportagens sobre as relações de trabalho nas principais atividades econômicas de Santa Catarina.
Em quatro anos, 486 vídeos foram publicados, entre documentários, entrevistas e institucionais, que incluem posses de magistrados e inaugurações de varas do trabalho. Até agora já são quase 450 inscritos no canal e mais de 300 mil exibições.
O segundo mais acessado, com quase 13 mil visualizações, é a primeiro bloco da entrevista com o médico psiquiatra Flávio Gikovate, sobre inteligência emocional. Em terceiro, com mais de 10 mil acessos, está uma segunda entrevista (1ª parte) com o filósofo Cortella, que lança uma série de reflexões sobre o mundo do trabalho. Na sequência, com 7,3 mil visualizações, encontra-se o documentário "Minas de Carvão: a vida no subsolo" da série de programas “Justiça em Movimento”.
Justiça do Trabalho na TV
O programa Justiça do Trabalho na TV (JT na TV), realizado semanalmente, é voltado para assuntos relacionados à Justiça do Trabalho, ao Judiciário, à cidadania e às próprias ciências jurídicas. Dividido em três blocos (um de sete e dois de oito minutos), é produzido e gravado no estúdio do TRT. Ele é transmitido, nacionalmente, pela TV Justiça, e em rede estadual por mais 11 emissoras.
A ideia de um programa de televisão nasceu em 1998. Mas foi em 2001 que o TRT-SC e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) firmaram um convênio para produção do JT na TV. A Universidade assumiu o compromisso de veiculação e o Tribunal, por meio da Assessoria de Comunicação, montou uma equipe para fazer o trabalho de produção e apresentação do programa. Assim, o TRT-SC lançou, dia 22 de agosto de 2001, o primeiro programa elaborado por um tribunal brasileiro, fazendo história e se afirmando como paradigma institucional.
As primeiras gravações aconteceram na TV Cultura. Mais tarde, em 28 de março de 2003, o Tribunal inaugurou seu próprio estúdio.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br