Feirão da Aprendizagem vai unir oportunidade e solidariedade

Marcado para 1º de setembro, evento abre portas para o mercado de trabalho e também convida participantes a doarem brinquedos, roupas e livros infantis

10/08/2023 18h39, atualizada em 16/08/2023 18h01
Fabrikasimf / Freepik

Com 750 jovens inscritos e 16 empresas já confirmadas, o 1º Feirão da Aprendizagem da Justiça do Trabalho oferecerá não só oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, mas também um espaço para a solidariedade. Os participantes do evento, que vai acontecer no dia 1º de setembro, em São José, estão sendo convidados a doar brinquedos, roupas e livros infantis para destinação a entidades beneficentes.

A abertura do Feirão contará com a apresentação do Coral Tape Mirim, que significa "pequeno caminho" em Tupi-Guarani, composto por 15 integrantes da aldeia Tekoá Itaty, do Morro dos Cavalos (sul do Estado). Sob a coordenação de Júlio Karaí Nhe-ênry, o coral promete trazer um toque cultural para o Feirão.

O Feirão também está arrecadando cestas básicas que serão distribuídas a entidades beneficentes, a serem definidas pela organização do evento. Até agora, já foram doadas 260 pelos seguintes supermercados da região: Angeloni, Bistek, É de Casa, Imperatriz, Giassi e Koch. 
 

Feirão da Aprendizagem

Promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no estado, o evento  contribui para que as empresas cumpram as cotas de aprendizagem obrigatórias e, ao mesmo tempo, possibilitem o crescimento profissional dos jovens das regiões de Florianópolis, Palhoça e São José, sem que necessitem deixar os estudos.

De acordo com a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), a cota está fixada entre 5% a 15% por estabelecimento, percentual calculado sobre o total de empregados cujas funções exijam formação profissional. 

Como participar

O prazo para inscrição das empresas interessadas em participar do evento com estande próprio encerrou no dia 14 de agosto, mas ainda é possível ofertar vagas para aprendizes pelo formulário de inscrição. Os jovens interessados ainda podem se inscrever até o dia 25, por meio deste formulário. Pode participar quem tem entre 14 e 24 anos, limite de idade que não se aplica para pessoas com deficiência. Além disso, é aconselhável levar a carteira de trabalho, cuja versão digital pode ser obtida aqui.



Para inscrições e mais informações, acesse a página do Feirão.

Banner 1º Feirão da Aprendizagem de Santa Catarina arte com mãos masculinas segurando uma faixa


Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: