Eventos aconteceram no sábado (20/9) e tiveram como foco oferta de vagas para pessoas com deficiência e emissão de laudos comprovando a condição
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) participou, no último sábado (20/9), em Florianópolis e em Joinville, do Dia D – Feirão de Emprego para Pessoas com Deficiência (PCDs) e Reabilitados do INSS. A iniciativa, principal atividade da Semana Inclusiva (link externo), já foi realizada em Blumenau, Chapecó, Jaraguá do Sul e Lages.
O feirão reuniu 40 empresas e instituições qualificadoras em Joinville e 27 em Florianópolis - ao todo, foram ofertadas 372 vagas nos dois municípios. Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se o mutirão para emissão do laudo caracterizador da deficiência — documento exigido para o acesso às vagas reservadas pela Lei de Cotas (lei 8.213/1991). Para isso, profissionais de saúde realizaram exames de acuidade visual, audiometria e outros procedimentos necessários.
Informações e esclarecimentos
Na capital, o feirão ocorreu no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O TRT-SC contou com um estande para esclarecimentos sobre questões trabalhistas e distribuição de cartilhas sobre os principais direitos das pessoas com deficiência.
Representaram o tribunal a juíza Maria Aparecida Ferreira Jerônimo, coordenadora do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão; as servidoras Márcia de Souza, Flávia Guimarães e Ana Paula de Bona, integrantes do subcomitê; o servidor Carlos André Rodrigues da Silva, do Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade; além dos servidores Isabel Vanzin e Alberto Caldeira, da 3ª Vara do Trabalho (VT) de Florianópolis.
“Há 10 edições o TRT-SC participa dos Feirões promovidos pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essa presença é fundamental para reafirmar o compromisso da instituição contra o capacitismo e dar efetividade à lei que garante a inclusão no mercado de trabalho. O impacto vai além do emprego: amplia a vida social, fortalece vínculos e promove o pertencimento em uma sociedade plural, livre, justa e solidária”, destacou a magistrada.
Atuar antes do conflito
Em Joinville, o evento foi realizado no ginásio da Universidade da Região de Joinville (Univille). O tribunal esteve presente também com um estande para distribuição de cartilhas e orientações sobre os direitos trabalhistas a pessoas com deficiência.
Participaram os juízes Rodrigo Gamba Rocha Diniz, titular da 1ª VT de Joinville e Luis Fernando Silva de Carvalho, substituto da VT de São Bento do Sul; o servidor Alexandre Besen, da 1ª VT de Joinville; e o servidor Marco Antônio Marczak, do Setor de Apoio à Administração do Foro de Joinville.
Carvalho destacou a relevância da presença institucional do TRT-SC. “Embora o tribunal não possa desempenhar sua atividade-fim em iniciativas como essa, é essencial marcar presença para mostrar que atuamos também antes do conflito. A participação reafirma o compromisso institucional com a acessibilidade, a criação de oportunidades e o contato entre empresas, trabalhadores e pessoas com deficiência”, pontuou o juiz.

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br