Evento voltado para magistrados trabalhistas de SC, RS e PR terá presença de ministros do TST
Florianópolis se tornará, de quarta a sexta-feira (8 a 10/11), o ponto de encontro para magistrados trabalhistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Nesses três dias acontecerá o 1º Encontro das Escolas Judiciais do Sul, evento inédito que abordará o tema “Rumo ao futuro: efetividade e inovação na Justiça do Trabalho”, com atividades no auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), no centro da capital.
Organizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (Ejud-12), o evento será aberto às 18h de quarta-feira, com uma conferência do jurista Maurício Godinho Delgado. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) vai falar sobre o papel histórico e o futuro da Justiça do Trabalho.
A conferência de fechamento do evento, sexta-feira (10), às 11h, contará com outro ministro, desta vez Alexandre Luiz Ramos, egresso do TRT-12. Ele vai abordar a aplicação do negociado sobre o legislado (Tema 1046 de Repercussão Geral do STF) na jurisprudência do TST.
- Tanto a abertura quanto o encerramento terão transmissão ao vivo pelo canal da Ejud-12 no YouTube
Desinformação e fake news
Além das conferências, ao longo dos três dias de encontro os participantes poderão assistir a oficinas, minicursos e workshops sobre temas atuais e relevantes para a magistratura trabalhista.
Entre as atividades do segundo dia está a oficina “Julgamento com perspectiva de gênero”, conduzida pela juíza do TRT-4 (RS) Valdete Souto Severo e pela advogada Luciane Toss. Em seguida, haverá a oficina “Mecanismos de formação de conceitos, resolução de problemas e tomada de decisões”, com a juíza do TRT-2 (SP) Glenda Regine Machado e a psicóloga e professora Maria Claudia Daidone.
Já o terceiro dia de evento vai discutir como a desinformação e as fake news impactam o Poder Judiciário, a partir de um workshop que será ministrado pelo pesquisador Gustavo Borges, professor de Direitos Humanos do Mestrado em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Uma atividade opcional também estará disponível no último dia: o minicurso “Prevenção a fraudes eletrônicas e segurança digital”, com os agentes Marcos Paulo Peron e Nelson Testoni Neto, ambos da Polícia Civil de Santa Catarina.
Sinfomat
"O grande momento está chegando", ressalta o desembargador Wanderley Godoy Junior, diretor da Ejud-12 e vice-presidente do TRT-12. Ele reforça ainda que a programação foi elaborada de forma cuidados pelas Escolas dos três estados do Sul.
"Com total apoio da Enamat, agradecemos ao ministro Godinho Delgado por realizar em Florianópolis a reunião do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (Sinfomat)”, destacou Godoy Junior. O Sinfomat é composto por integrantes de todas as Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho e sua reunião será antes do evento, na tarde de quarta-feira.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br