“Joaçaba sem mortes” encerra com quase 200 operários da construção civil capacitados

“Joaçaba sem mortes” encerra com quase 200 operários da construção civil capacitados

20/07/2017 13h43
Juíza Lisiane  palestrandio
A juíza Lisiane Vieira (de pé) é uma das gestoras auxiliares do Programa Trabalho Seguro

Em menos de um ano, 174 trabalhadores da construção civil de Joaçaba receberam treinamento teórico e prático sobre saúde e segurança no local de trabalho. As atividades foram resultado da campanha “Joaçaba sem mortes”, parceria feita entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Siticom) e o Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPT).

Encerrada na quinta (13), a campanha tirou dúvidas dos trabalhadores e empresários com ações realizadas nos próprios canteiros de obras, com orientações para evitar acidentes e a correta utilização dos equipamentos de segurança individuais e coletivos.

A juíza Lisiane Vieira, da Vara do Trabalho de Joaçaba e uma das gestoras auxiliares do Programa Trabalho Seguro (PTS), esteve no evento que marcou o encerramento das atividades. Ela aproveitou a oportunidade para mostrar a importância das ações desenvolvidas pelo próprio PTS, que tem como um dos parceiros o Siticom de Joaçaba.

Em 2015, Joaçaba, que tem pouco mais de 28 mil habitantes, foi o município catarinense com mais mortes na construção civil: foram 15 ao todo. Dados do Ministério do Trabalho (MT) mostram que, em 2013, 65% das mortes na construção civil em Santa Catarina tiveram como causa a queda em altura.

Visita à empresa

 

Juiz Ricardo Jahn em diversas fotos PTS


O juiz Ricardo Jahn, da Vara do Trabalho de Araranguá e integrante do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, visitou as instalações da empresa de alimentos Migra, no município de Meleiros. O magistrado explicou a necessidade de se ter boas práticas para prevenir acidentes de trabalho e destacou como o PTS ajuda a reduzir essas ocorrências.

Há 25 anos no mercado, a empresa conta atualmente com cerca de 100 colaboradores na produção de alimentos que são exportados para todo o Brasil e exterior.

 

 

 

 

 

Texto: Luana Cadorin / Foto: Divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: