Quantia de R$ 73 mil foi utilizada em aquisição de vácuo clínico, equipamento indispensável no tratamento de pacientes
O juiz da 5ª VT de Joinville Leonardo repassou R$ 73 mil, oriundos de condenações multas aplicadas em ações trabalhistas que tramitam na unidade, para a compra de um equipamento de vácuo clínico destinado ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. Fundado em 2011, o local oferece atendimento gratuito e custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O magistrado destacou o trabalho desenvolvido pela unidade de saúde em prol da comunidade, critério utilizado na escolha do destinatário dos valores. Ali são realizados por mês, em média, seis mil atendimentos no pronto-socorro e cinco mil consultas na área ambulatorial. O local também conta com um centro cirúrgico, unidade de internação e centros de terapia intensiva.
“Procuramos fazer o repasse dos valores aferidos de multas e condenações para entidades que oferecem um importante serviço para a população da cidade, como o Hospital Infantil”, destacou Bessa, complementado que a unidade já apresentou a prestação de contas da compra do equipamento.
Vácuo clínico
Uma Central de Vácuo Clínico tem importância fundamental em uma unidade hospitalar, sendo responsável pela geração de vácuo. As bombas de vácuo ficam armazenadas no setor de máquinas e estão ligadas a uma rede de encanamento que chega nos quartos dos pacientes. Instalado em cada leito, o sistema é utilizado para aspirar secreções dos pacientes. A utilização do equipamento é indispensável em centros cirúrgicos, emergências, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), unidades coronárias, serviços de terapia e nos setores neonatais.
*Com informações do ND Mais
Texto: Camila Velloso / Foto: Mariana dos Santos
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br