Primeiro lote que será restaurado é composto por 50 processos trabalhistas das décadas de 1940 a 1960
Os processos que compõem o acervo histórico da Justiça do Trabalho no estado agora têm um local para sua restauração. Será inaugurado, na próxima sexta-feira (10/5), às 14h, o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC).
O espaço vai funcionar na sede do TRT-SC, no térreo do anexo 2. Sua criação é uma parceria do tribunal com o departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que possui laboratório com a mesma finalidade. Nele, os documentos serão restaurados por lavagem e higienização para posteriormente serem digitalizados, facilitando consulta e pesquisa.
“A gente chama de Gestão de Memória, mas o que estamos fazendo aqui, de fato, é história”, garante o diretor da Secretaria de Gestão Judiciária (Segejud), Jefferson Neri Corbari, referindo-se a uma das atividades realizadas pela secretaria. A Segejud é vinculada à Secretaria-Geral Judiciária.
Atualmente, a análise da importância histórica de uma ação trabalhista é feita pela Gestão da Memória, que está instalada no Foro de São José. Dentre os quase 30 mil processos que compõem o acervo, muitos já estão desgastados pelo tempo. A proposta inicial é, após a abertura do laboratório, analisar os 50 mais antigos, das décadas de 1940 a 60.
Equipe
Vão trabalhar na unidade o servidor do TRT-SC Ricardo Costa, a restauradora da UFSC Rita de Cássia Castro da Cunha e as estagiárias Jacqueline Neis Mathias, do curso de Biblioteconomia, e Gabriela Santana Alves, de História.
Para capacitar futuros integrantes, está sendo ministrado um curso de formação com o coordenador do Laboratório de Conservação e Restauração da UFSC, professor Cezar Karpinski, direcionado a servidores e servidoras do TRT-SC e de outros tribunais trabalhistas.
Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br