Magistrada e servidores participam de mais uma etapa da capacitação do programa de inovação

02/10/2019 16h36, atualizada em 31/10/2019 12h47

Duas semanas após o hackathon, uma magistrada e cerca de 30 servidores do TRT-SC participaram da terceira capacitação do Programa Inova TRT-SC, que tem como objetivo inserir o pensamento inovador no dia a dia da Justiça do Trabalho. O encontro aconteceu na segunda (30), no Laboratório de Inovação do Tribunal (LabInova12).

Além de promover uma mudança de cultura organizacional focada na inovação, o treinamento pretende capacitar os servidores para trabalhar quatro “dores” institucionais, conforme quadro ao final do texto.

Com o auxílio de mentores, os participantes deram início a fase da prototipação das soluções sugeridas, retomando os trabalhos do segundo encontro e alinhando os problemas e as soluções dos desafios apontados na última consulta pública e nas pesquisas realizadas pelo Tribunal desde 2016.

Para a próxima etapa, o grupo terá que colher informações utilizando o método canvas persona, ou seja, ter uma ideia clara sobre quem são e o que pensam as pessoas que vivenciam os desafios diariamente.

O encontro foi coordenado pela professora-doutora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Clarissa Stefani Teixeira, e pela doutora Mariana Mezzaroba, integrantes do VIA Estação Conhecimento, grupo de pesquisa especializado em habitats de inovação e empreendedorismo parceiro do Inova TRT-SC.

Desafios a serem resolvidos pelas equipes:

  • Falta de pessoal / realocação de servidores
  • Lentidão nos processos de execução
  • Inexistência de ambientes internos de compartilhamento de conhecimento
  • Falta de capacitação para servidores que lidam com os jurisdicionados


Texto: Luana Cadorin / Foto: Via Estação 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: