Podcast Conexão JT bateu um papo com a juíza do trabalho Lisiane Vieira sobre inter e intrajornadas
Trabalhar por horas ininterruptamente pode gerar prejuízos, causando impactos negativos na saúde, afetando a produtividade e facilitando a ocorrência de acidentes.
Segundo estudo conjunto realizado pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização Internacional do Trabalho, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho provocaram a morte de 1,9 milhão de pessoas em 2016. Dentre elas, 745 mil trabalhadores morreram de acidente vascular cerebral (AVC) ou isquemia do coração, em decorrência de jornadas longas de trabalho.
Na série Meus Direitos desta semana, a juíza do trabalho Lisiane Vieira, coordenadora regional do Programa Trabalho Seguro para a região meio-oeste, esclarece as diferenças entre inter e intrajornada e explica que os intervalos para descanso são necessários ao bem-estar do trabalhador, garantindo a preservação da saúde física e mental, previstos nos art. 66 e 71 da Consolidação das Leis do Trabalho.
“O trabalho é parte importante na vida de qualquer pessoa, mas é apenas isso, uma parte. É preciso que o trabalhador tenha tempo livre fora do trabalho para que possa se alimentar, descansar, estudar, cuidar da sua saúde, conviver com seus familiares e amigos. Enfim, exercer esses direitos que são básicos de qualquer ser humano”, afirma a juíza.
O Conexão JT é uma produção da Secretaria de Comunicação do TRT-12 com o objetivo de aproximar a sociedade dos temas relativos à Justiça trabalhista.
Texto: Daniele Oliveira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br