Ministro Lelio Bentes Corrêa elogia pioneirismo da maratona de tecnologia realizada no estado

Corregedor-geral da JT visitou memorial e laboratório de inovação do TRT-SC

07/11/2019 11h30, atualizada em 28/08/2023 14h35

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e corregedor-geral da Justiça do Trabalho Lelio Bentes Corrêa visitou na terça (5) o Memorial do TRT-SC, inaugurado no último mês de agosto com um rico acervo que conta a história da JT catarinense.

Além de fotos, documentos e equipamentos históricos, o ministro conferiu o stand do Hackathon Inova TRT-SC, que ficou marcado como a primeira maratona tecnológica realizada para solucionar desafios da Justiça do Trabalho. “O hackathon foi uma iniciativa da Justiça do Trabalho catarinense que pode trazer frutos que vão beneficiar os cidadãos de todo o país”, avaliou o ministro Lelio Bentes.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, ressaltou que os desafios, conhecidos no ambiente da inovação como “dores”, foram identificados por meio de uma consulta pública realizada nacionalmente e aberta à sociedade, da qual participaram advogados, juízes e cidadãos de todo o país.

"As respostas apontaram em sua maioria para a necessidade de ampliar o acesso do cidadão a informações da JT. No hackathon, diversos projetos apresentados trouxeram alternativas para essa questão, e o mais bacana é que eles são viáveis de serem implementados tanto no TRT de Santa Catarina como em outros tribunais”, assinalou a desembargadora.
 

Inteligência artificial
 

ministro Lelio ao lado da Presidente Mari Eleda e do vice-Presidente Basilone Leite no laboratório inova com servidores
Ministro Lelio Bentes e assessores com desembargadores da Administração e servidores da área de tecnologia da JT-SC

 

Em seguida, o corregedor-geral foi conferir o LabInova12, espaço de criação e troca de conhecimentos do TRT-SC em que serão aperfeiçoados ideias e projetos de inovação. Lá ele foi recebido pelo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gustavo Ibarra, e outros servidores da área.

Ibarra explicou ao ministro que atualmente estão sendo desenvolvidos no local alguns projetos idealizados pelas equipes participantes do hackathon, como o JT Fone, que consiste no envio de informações processuais via SMS às partes e advogados. A ideia é facilitar o acesso do jurisdicionado - inclusive daquele que não tem acesso à internet - a notícias da sua ação, como a data da audiência ou de uma perícia.

Outro projeto apresentado ao corregedor-geral que está sendo desenvolvido no espaço é o Concilia JT, idealizado por um servidor da área de tecnologia do Tribunal e que prevê o uso de inteligência artificial para aferir as chances de um processo ser conciliado, a partir de modelos estatísticos feitos com base no estudo do acervo processual da JT-SC. A tecnologia está sendo testada inicialmente na Vara do Trabalho de Palhoça e no Fórum Trabalhista de São José, tendo apresentado 70% de eficácia nas primeiras avaliações.

“O Concilia JT e os protótipos apresentados no hackathon que estão sendo desenvolvidos no LabInova12, assim como os resultados obtidos até o momento, serão apresentados no Simpósio Inova TRT-SC, que será realizado no dia 29 deste mês com a participação de magistrados, servidores e agentes de inovação envolvidos nos projetos”, informou Gustavo Ibarra ao ministro.

O corregedor Lelio Bentes elogiou as ferramentas desenvolvidas pela área de tecnologia da JT-SC e ficou entusiasmado com a possibilidade de elas virem a ser expandidas aos demais Regionais, inclusive de forma integrada ao PJe, e parabenizou o diretor e a desembargadora Mari Eleda por incentivarem essas iniciativas.

Na manhã desta sexta (8), o ministro fará a leitura da ata de correição, um relatório contendo as boas iniciativas identificadas e as recomendações para tornar o trabalho do Regional mais eficiente.

 

 

 

Texto e fotos: Camila Velloso
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: