Música, dança e exposição marcam programação cultural do Incluir TRT12

Além de apresentações artísticas, evento na sexta-feira (5/9) terá palestras de especialistas dedicadas a temas como equidade e inclusão de pessoas com deficiência

02/09/2025 15h22, atualizada em 02/09/2025 17h51
Notícia com 35 visualizações
Arte: Diogo Pereira

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) realiza nesta sexta-feira (5/9), a partir das 13h30,  o evento Incluir TRT12: Diversidade, Acessibilidade e Arte para uma Sociedade Equitativa, em alusão ao mês da pessoa com deficiência.

A programação conta com atividades culturais com artistas de diferentes áreas que utilizam a arte como forma de inclusão e expressão. A iniciativa é do Comitê de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-SC, em parceria com a Escola Judicial.

Gratuito e aberto ao público, o evento terá ainda palestras sobre equidade nos ambientes públicos de trabalho e sobre o “Compromisso Anticapacitista do Judiciário”.


Música


No dia de abertura do evento, a música tomará conta do tribunal com a apresentação do pianista William Miranda. Pessoa com deficiência visual e autodidata desde a infância, ele apresenta um repertório que vai de música clássica a bossa nova, além de composições autorais.

“A ausência da visão aguçou minha audição e minha percepção do espaço. Onde outros vêem, eu ouço as nuances, as texturas e as necessidades sonoras de um lugar”, revela o músico, que se apresenta às 12h no hall do TRT-SC e, às 13h30, no Plenário, iniciando as atividades do Incluir TRT12.
 

Dança


Ainda no mesmo dia, a arte da dança será representada por três educandas da Fundação Catarinense de Educação Especial: Airis Gomes, Mariana Kovalick e Kamila Vasconcelos, respectivamente, pessoas com deficiência visual, surdocegueira e deficiência intelectual.

As coreografias, criadas em parceria com a professora Lara Matos, têm a proposta de afirmar a dança como ferramenta de autonomia, visibilidade e inclusão.
 

Libertação


Em mais uma atividade, o hall do prédio-sede do TRT-SC receberá a exposição “Fragmentos de Transmutação”, da artista visual Larissa Arpana. Servidora pública federal e residente em Florianópolis, ela construiu sua trajetória artística em Curitiba e Santa Catarina.

A artista, que é uma pessoa com deficiência física, acredita que, ao expor suas obras, “tira algumas amarras e receios de julgamentos e, consequentemente, se liberta da imposição de padrões físicos que a sociedade nos impõe”. A exposição, inspirada no processo de formação das pérolas, já está disponível no hall do prédio-sede do tribunal e fica até 12 de setembro, inclusive para visitação do público externo.

 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br - (48) 3216.4000
 

Leia Também: