Nova ferramenta do PJe descomplica linguagem da consulta processual

“Consulta Cidadão” foi vice-campeã do Hackathon Inova TRT-SC,  maratona tecnológica da Justiça do Trabalho realizada em 2019    

17/06/2022 14h18, atualizada em 17/06/2022 15h15
Autor: deepblue4you / iStock, por Getty Images Plus

Traduzir os termos jurídicos do painel de tramitação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para uma linguagem mais acessível ao cidadão comum. Esse é o objetivo da ferramenta Consulta Cidadão, incorporada ao PJe no início deste ano. 

A iniciativa permite às partes entenderem de maneira intuitiva, sem o enigmático jurisdiquês, o que está sendo feito no processo e quais os próximos passos para chegar à resolução final.  

O projeto foi apresentado inicialmente durante o  Hackathon Inova TRT-SC,  maratona tecnológica da Justiça do Trabalho realizada em setembro de  2019, obtendo o segundo lugar.  

O leiaute é completamente diferente do PJe. Os movimentos com os termos jurídicos aparecem em uma linha do tempo, na parte superior da tela. Logo abaixo, está a explicação. 

Assim, por exemplo, Conclusos os autos para despacho é traduzido para Seu processo está com o juiz para analisar os pedidos e decidir o que será feito em seguida. O termo Julgado(s) procedente(s) o(s) pedido(s) é explicado como O(a) Juiz(a) decidiu sobre o processo e acolheu todos os pedidos formulados pela parte autora, mas o processo ainda não acabou. A parte ré ainda poderá recorrer dessa decisão.

A servidora do TRT-12 Luciana Bohnert, chefe do Centro de Conciliação (Cejusc) de Itajaí, foi uma das integrantes da equipe, composta também por servidores dos TRTs do Mato Grosso (23ª Região) e Pará/Amapá (8ª Região). Ela explica que a necessidade de uma linguagem mais popular, que acolhesse o jurisdicionado, era observada por todos os colegas de equipe.   

“O Cejusc costuma ser o primeiro contato que os cidadãos têm com a Justiça do Trabalho, e sempre percebi que era preciso haver algo mais simples para eles. As partes pedem o número do processo ao advogado para acompanhar o andamento processual, mas não entendem o trâmite ou mesmo o significado do que está escrito”, explica a servidora.

Veja abaixo o passo a passo para pesquisar o andamento da consulta processual .  

  • Clique em "Pje", no menu lateral da página principal do Portal do TRT-12
     

Print da página principal do Portal do TRT-12 com destaque em vermelho para o PJe no menu lateral

 

  • Quando abrir a página acesse o menu “Consulta Processual”
     

Print da página do PJe com destaque em vermelho para a Consulta Processual no menu lateral

 

  • Em seguida, clique na imagem da lupa
     

Print da página da Consulta Processual com destaque em vermelho para a lupa

 

  • Informe o número do processo e pressione a tecla Enter.
     

Print da página da Consulta Processual com destaque em vermelho para a o campus do processo

 

  • Pronto! Agora é só navegar para saber o andamento do processo
     

Print da ferramenta Consulta Cidadão

 



Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: