Ouvidoria realiza mais de 900 atendimentos em um ano

Quase 80% das manifestações foram para esclarecer dúvidas e fazer consultas. Reclamações chegaram a 11,2% do total.

27/01/2022 15h18, atualizada em 28/01/2022 16h55

Ser um canal de comunicação direta entre o cidadão e o TRT-SC. Essa é a razão de ser da Ouvidoria, que realizou 917 atendimentos no ano passado, entre dúvidas, denúncias, reclamações, críticas, elogios e sugestões sobre as atividades desenvolvidas por magistrados, servidores ou órgãos da Instituição.

A maior parte dos contatos foi para esclarecer dúvidas ou realizar consultas (79,9%). Em segundo lugar, estiveram as reclamações (11,2%) e, em terceiro, as denúncias (3,9%). Também houve pedidos com base na Lei de Acesso à Informação (2,5%), além de elogios e sugestões (ambos com pouco mais de 1%). O tempo de tramitação depende da complexidade da demanda  –  a média que a Ouvidoria do TRT-SC manteve em 2021 foi de cinco dias.

Além de Santa Catarina, de onde vieram mais de 80% das manifestações, também fizeram contato com a Ouvidoria cidadãos e advogados de outros 17 estados do país. Os números abrangem os contatos feitos diretamente com a Ouvidoria e também os atendimentos por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), responsável por promover e coordenar o acesso a informações e documentos produzidos ou recebidos pelo TRT-SC, nos termos da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

As estatísticas completas estão disponíveis na página da Ouvidoria do TRT-SC.

Meios virtuais

O número total foi um pouco abaixo do de 2020, quando houve 1084 manifestações. A grande diferença ficou por conta dos meios mais frequentes para contato: enquanto no ano anterior o telefone foi o canal mais utilizado (36% das vezes), em 2021 ele ficou em terceiro lugar, com apenas 20% de adesão, perdendo para o e-mail (50,1%) e o formulário eletrônico (28%).

Neste ano, diante da crescente adesão aos meios virtuais, a Ouvidoria do TRT-SC disponibilizou ao cidadão mais um canal de atendimento: trata-se do número de WhatsApp (48) 9-99278895, exclusivo para comunicação por mensagens. O objetivo é oferecer auxílio em questões de rápido atendimento.

Todos os canais de contato com a Ouvidoria estão na página do Tribunal (menu Ouvidoria - O que é), podendo ser acessados diretamente por este link. O horário de atendimento ao público é das 12h às 18h.
 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
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