Em meio às incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus, a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) recebeu 332 manifestações entre 18 de março, início do trabalho remoto, a 31 de maio. Esse número representa um aumento de 237,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram recebidos 140 requerimentos.
A demanda que gerou mais procura foi a de esclarecimento de dúvidas, com 289 pedidos (87%), principalmente relativos ao expediente do Tribunal, com 131 solicitações. Entre as pessoas que procuraram a Ouvidoria, 31,9% não tinham vínculo com a Instituição e também não eram advogados - estes, por sua vez, responderam por 26,5% das solicitações.
Quanto aos canais de comunicação, os mais acessados foram o telefone (47,5%), o formulário eletrônico (31,6%) e o e-mail (19,5%) - este último, em 2019, no período mencionado, era a plataforma mais procurada por quase metade dos usuários (45%).
Para a ouvidora e vice-presidente do TRT-SC, desembargadora Teresa Regina Cotosky, a nova e repentina forma de trabalho remoto, adotada para evitar a propagação da Covid-19, impôs uma série de dificuldades operacionais e técnicas, que vêm sendo ajustadas no dia a dia. Dentre elas, a comunicação entre o cidadão e o Tribunal, comprometida pela impossibilidade de atendimento presencial.
“Nesse ponto, a missão da Ouvidoria, que é justamente atuar como canal facilitador do diálogo entre a instituição e o cidadão, se fez ainda mais necessária e efetiva. Os números falam por si, demonstrando que de fato o usuário encontrou na Ouvidoria uma forma de acesso à instituição”, pontua a magistrada.
O que é
A Ouvidoria é um canal de comunicação para o envio de denúncias, reclamações, críticas, elogios e sugestões sobre as atividades desenvolvidas por magistrados, servidores ou órgãos da Instituição. A manifestação recebida é analisada e respondida de imediato e, se necessário, encaminhada ao setor competente.
O prazo de resposta depende da complexidade da demanda. A média que a Ouvidoria do TRT-SC tem levado para responder tem sido de 3 a 5 dias, exceto nos casos mais complexos, que podem levar de 20 a 30 dias.
Como entrar em contato
Durante o período de pandemia, o contato com a Ouvidoria deve ser feito por formulário eletrônico, por e-mail: ouvidoria@trt12.jus.br, ou pelo telefone (48) 98838-5015.
Texto: Luana Cadorin / Imagem: Banco de Imagens
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