Pesquisa revela satisfação dos usuários com os serviços de informática do TRT-SC

25/05/2017 16h35, atualizada em 01/04/2020 15h46
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Quando um advogado ou outro usuário do PJe tem algum problema com o sistema e precisa de orientação, pode contar com a Central de Atendimento do TRT-SC. Essa é a opinião de três em cada quatro pessoas que responderam à pesquisa sobre a qualidade dos serviços de informática do Tribunal, aplicada no início deste ano junto aos usuários internos e externos. Cerca de 900 pessoas responderam às 24 questões do formulário, a maior parte delas advogados e peritos.

O suporte é bom, mas a plataforma ainda deixa a desejar. Apesar do bom resultado da avaliação do suporte, menos da metade dos participantes da pesquisa (47%) acham que o sistema atende às necessidades para o adequado andamento dos processos.

Para a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação do TRT-SC (Setic), responsável pela pesquisa, o levantamento ajudou a conhecer quais os principais problemas da área. “Tivemos um bom resultado, mas queremos continuar avançando. Para isso, estamos observando com atenção todas as respostas em buscas de pistas que nos ajudem a desenvolver ainda melhor nosso trabalho”, explica Cláudio Zamparetti, chefe do serviço de suporte técnico aos usuários de TIC.

Análise dos dados

A pesquisa analisou ainda o perfil dos usuários, infraestrutura tecnológica e demais serviços oferecidos. Em nenhum item a avaliação ficou abaixo de 66% de satisfação. Quanto a “Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) disponibilizadas pelo TRT-SC”, por exemplo, a consulta apontou que 66,39% do público externo consideram-nas adequadas, sendo que menos de 13% acham que raramente (9,28%) ou nunca (3,29%) as expectativas são correspondidas.

Em relação ao atendimento dos chamados de solicitações ou orientações de TIC que não envolvem o PJe-JT, boa parte dos usuários (77,34%) afirmaram estar sempre ou frequentemente satisfeitos com o serviço. Mais de 60% consideram que, quando realizados, os serviços são solucionados sem causar impactos na rotina de trabalho.

Quanto à avaliação dos serviços de informática, o resultado também foi positivo: 74,32% dos participantes disseram estar satisfeitos com os serviços oferecidos. Apenas 6,66% apontaram que raramente (4,62%) e nunca (2,04%) eles são fornecidos com qualidade.

Essa foi a primeira vez que o TRT-SC consultou o público externo para avaliar sistemas de informática como o PJe, peticionamento eletrônico e o Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho. A participação na pesquisa foi realizada de forma anônima, não sendo possível identificar o autor das respostas.

 

 

 


Texto: Luana Cadorin/ Arte: Simone Dalcin
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