Pioneira no país, VT de Navegantes recebe novo PJe

Implantação ocorreu nesta terça (5), seis anos depois da unidade receber primeira versão do sistema

05/12/2017 19h15
Desembargador Gracio Petrone
Desembargador Gracio Petrone ressaltou a adoção de novas tecnologias em favor do jurisdicionado


Em 2011, a Vara do Trabalho de Navegantes, no litoral norte catarinense, tornou-se a primeira do país a funcionar com o sistema 100% eletrônico. A experiência deu certo e a unidade serviu mais uma vez de modelo, desta vez para a estreia da nova interface da versão 2.0 do PJe.

A solenidade de inauguração ocorreu nesta terça (5), com a presença de cidadãos, advogados, procuradores do trabalho e de servidores e magistrados do Regional catarinense (TRT-SC) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), responsável pelo desenvolvimento do sistema.

O presidente do TRT-SC, desembargador Gracio Petrone, destacou o pioneirismo da Justiça do Trabalho de SC e exaltou o novo momento por que passa a ferramenta eletrônica. “O constante aprimoramento do PJe visa contribuir para a celeridade e efetividade da prestação jurisdicional, adotando novas tecnologias em favor do jurisdicionado, nossa razão de ser. O processo digital é um caminho sem volta, um novo navegar, hoje melhor que ontem e amanhã melhor do que hoje”, afirmou.

Novas funcionalidades
 

PJe com novas funcionalidades explicadas por Juiz Fabiano Pfeilsticker
Fabiano Pfeilsticker: versão 2.0 vai quebrar hostilidade dos usuários em relação ao sistema


Se na primeira versão a novidade ficava por conta da extinção de atividades burocráticas, agora o foco é o desempenho, através de uma navegação mais intuitiva e ágil. O juiz auxiliar do CSJT e coordenador nacional do PJe na JT, Fabiano Coelho de Souza, destacou que a nova versão partiu de três diretrizes: performance, usabilidade e possibilidade de customização.

“Todos os ajustes que uma pessoa faz em sua rede social o usuário poderá fazer no PJe, personalizando a visualização de cada processo de acordo com seus interesses. Um exemplo é a possibilidade de destacar as peças principais e ocultar outras”, observou. Para Souza, a nova versão também é a desejada pelos magistrados, principalmente pela facilidade de uso. "Acredito que o PJe 2.0 vai quebrar a hostilidade e o receio que alguns colegas sempre tiveram em relação ao sistema”, afirmou.

As principais funcionalidades da versão foram apresentadas pelo juiz do TRT-MG Fabiano de Abreu Pfeilsticker, membro do Grupo Nacional de Negócios do PJe no CSJT. "O sistema agora irá trabalhar para o usuário, e não o contrário. Essa é a grande revolução desse novo PJe", assinalou.
 

Juíza Valquíria Lazzari
Juíza Valquíria Lazzari espera que nova versão traga melhorias à gestão dos processos


Também discursaram a juíza titular da VT de Navegantes, Valquíria Lazzari, e o presidente da OAB-SC, Paulo Brincas. A magistrada disse que a nova versão deverá trazer melhorias significativas na gestão dos processos, enquanto Brincas lembrou a parceria entre a OAB e o TRT, desde o início da implantação, há seis anos, para o aperfeiçoamento do sistema.

Em Santa Catarina, até o final do ano, a nova interface do PJe também será implantada na Vara do Trabalho de Palhoça e no Gabinete do Desembargador Gilmar Cavalieri, presidente do TRT-SC à época da primeira versão. Inicialmente, sua utilização será opcional e apenas os usuários internos poderão acessá-la. A expectativa é que até o final de 2018 os advogados também possam usufruir as funcionalidades da nova versão.

100% digital

Atualmente, a Justiça do Trabalho é 100% digital. O PJe está implantado em todos os 24 Regionais e nas 1.575 varas do trabalho. O TST encontra-se na quarta fase de implantação e até fevereiro de 2018 estará com o sistema em pleno funcionamento em todos os seus órgãos judicantes. São mais de 12 milhões de processos em tramitação, representando 75% do total de feitos incorporados ao PJe no Poder Judiciário. Utilizam o sistema no Judiciário trabalhista aproximadamente 450 mil advogados, 42 mil servidores e 3,7 mil magistrados.

 

 

 

 

Texto: Camila Velloso / Fotos: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: