PJe-JT já funciona em metade das varas trabalhistas catarinenses

25/03/2015 14h15
VT de Concórdia
Vara de Concórdia recebeu PJe-JT na última segunda-feira


TRT-SC finalizou esta semana a primeira etapa da expansão total do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), com a implantação nas varas do trabalho de Concórdia e Xanxerê na segunda-feira (23). Agora já são 30 as unidades judiciárias onde o PJe-JT está instalado, exatamente metade da jurisdição.

A expansão do PJe-JT para todas as varas trabalhistas catarinenses é uma determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Até o final do ano, o TRT-SC terá que implantar o sistema nas 30 unidades remanescentes. A próxima fase está prevista para maio, com a instalação na serra e no meio-oeste catarinense: Curitibanos e Videira no dia 18, e Caçador e Fraiburgo no dia 25. Confira o cronograma completo.

De acordo com a servidora Silvana Schaarschmidt, responsável por coordenar a expansão do PJe-JT em Santa Catarina, a implantação tem sido tranquila. “Não tivemos qualquer percalço até agora. Ninguém relatou instabilidades, pelo contrário, o sistema tem recebido boa aceitação”, afirma. Ela também destaca o papel da OAB-SC na capacitação dos advogados. “A contribuição da Ordem tem sido fundamental nesse aspecto”, elogia.

O PJe é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (sede em Pernambuco) e que acabou sendo escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ser, no médio e longo prazos, o sistema único do Poder Judiciário.

Na Justiça do Trabalho, a que mais implantou, o sistema virou PJe-JT. De acordo com o CSTJ, hoje ele roda em mais de 1.229 varas, quase 80% das unidades em todo o país, totalizando 2,8 milhões de ações no primeiro grau e 224 mil no segundo (dados atualizados em 12 de março). Em Santa Catarina, estado pioneiro na implantação, já foram propostos pelo PJe-JT 75,9 mil ações trabalhistas em primeiro grau (incluindo cartas precatórias) e 9,6 mil em segundo, em mais de três anos de funcionamento do sistema.

Você sabe como criar um arquivo PDF/A? Clique aqui e confira.

 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: