Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP fará palestra de abertura do Hackathon Inova TRT-SC

04/09/2019 16h02, atualizada em 31/10/2019 12h49

O presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, Jefferson de Oliveira Gomes, fará a palestra de abertura do Hackathon Inova TRT-SC, a maratona tecnológica da Justiça do Trabalho que acontece de 13 a 15 de setembro, na sede do Sebrae, em Florianópolis.

Nascido em Florianópolis, o professor Jefferson Gomes é formado em Engenharia Mecânica e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Na presidência do IPT desde janeiro deste ano, o catarinense também é professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e foi diretor regional do Senai de Santa Catarina. Gomes participou ainda de projetos da Associação Fraunhofer, em Berlim, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, nos Estados Unidos.

Entre as suas atribuições no IPT está o comando de um novo programa, o IPT Open Experience. Lançado no final de julho, o projeto abrirá as portas para que setores econômicos que demandem soluções tecnológicas possam instalar centros de pesquisa e desenvolvimento no campus do Instituto.

Em uma breve entrevista concedida à Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC, Gomes ressaltou as dificuldades de se inovar no setor público no país. Segundo ele, o sistema público brasileiro segue a premissa da lei romana, onde tudo que é permitido tem que estar escrito em lei.

“Sendo inovação caracterizada por uma forma de pensar diferente, a qual não está prevista em lei, no setor público ela passa por uma grande resistência”, afirmou, esclarecendo que para inovar nesse ambiente “é necessário estar conectado com agentes que compreendem a necessidade da inovação acontecer”.

Sobre a maratona tecnológica, o presidente do IPT ressaltou que o princípio de um Hackathon é o encontro de diversos atores com percepções distintas convergindo para a resolução de soluções únicas. ''É um evento super interessante quando se precisa de empolgação de ideações. Mas é importante lembrar que há a necessidade de uma etapa de maturação dessas ideações, que vão gerar produtos com valores mínimos para serem aplicados”, concluiu.

 

  •     Em 2018 Jefferson Gomes falou sobre indústria 4.0 em entrevista concedida ao JT na TV. Assista.

 

Texto: Luana Cadorin / Foto: Secom
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: