A fala do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, abriu, nesta quarta-feira (17), o 1º Workshop das Ações e Metas Prioritárias para 2010 do Judiciário, realizado em Brasília. Participaram do evento os gestores das metas de 2010, aprovadas no 3º Encontro Nacional do Judiciário, dos 91 tribunais brasileiros.
"Somos melhores, hoje, graças à Meta 2, por exemplo, pelos resultados alcançados e à capacidade de autocrítica que desenvolvemos", afirmou o ministro, referindo-se à meta aprovada no 2º Encontro, que propôs o julgamento, até o final de 2009, dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.
Segundo o presidente Mendes, além do cumprimento das metas estabelecidas para este ano, os tribunais também terão que se ocupar com as 5 ações estratégicas destinadas aos que não conseguiram cumprir as metas de nivelamento de 2009.
Para ele, 2010 é o ano da Justiça Criminal: "Precisamos arrostar os desafios relacionados ao sistema de justiça criminal, ao sistema prisional e à falta de controle na execução penal. Temos 150 mil mandados de prisão para cumprir. Mas, se todos eles forem cumpridos teremos o caos", sentenciou.
O ministro encerrou falando dos problemas e desafios do Judiciário: "Sabemos que os temos, mas não os estamos escondendo. Estamos discutindo com os interessados, procurando as soluções", concluiu.
Além dos gestores dos tribunais, também participaram do primeiro dia do evento, com programação paralela, assessores de comunicação dos tribunais de todo o país.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320