Presidente do TRT-SC visita varas do trabalho do meio-oeste e da serra catarinenses

Aproximação com unidades do interior também se estendeu aos representantes da advocacia

12/07/2024 17h46, atualizada em 15/07/2024 11h42

Nesta semana, as varas do trabalho do meio-oeste e da serra catarinenses receberam visitas do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, e do juiz auxiliar da Presidência, Paulo André Cardoso Botto Jacon. O roteiro institucional foi cumprido de terça a quinta-feira (9 a 11/7) e abrangeu as unidades do primeiro grau de Concórdia, Joaçaba, Videira, Fraiburgo e Lages.

“Nos reunimos com juízes, advogados, servidores e percebemos a boa relação com a advocacia em geral. Discutimos algumas pautas comuns, como o desempenho do PJe e os possíveis avanços do sistema para melhoria da interlocução com a advocacia. Perceber esta disponibilidade da OAB e o bom relacionamento da JT com os advogados e com a comunidade em geral foi bastante positivo”, afirmou o presidente do TRT-SC em uma avaliação geral sobre as visitas.

A iniciativa de ir até as unidades de primeiro grau faz parte de um projeto da gestão do tribunal de conhecer de perto as demandas locais e de promover a aproximação das equipes de trabalho, impactadas nos últimos anos em decorrência da pandemia de covid-19 e do uso intensivo da tecnologia.

Questões locais

Em Concórdia, a recepção ficou a cargo do juiz titular da vara, Adilton José Detoni, e do juiz substituto, Daniel Carvalho Martins, na terça-feira (9/7). Amarildo de Lima e Paulo Jacon verificaram presencialmente os resultados da revitalização das instalações da unidade, concluída no final de janeiro, e dialogaram com os magistrados sobre demandas locais, como perícias e a situação dos juízes substitutos da região.

No mesmo dia, durante a tarde, a visita foi à VT de Joaçaba, conduzida pela juíza substituta Lisiane Vieira. Foram discutidos temas como o incremento da segurança institucional na vara e, juntamente com a advocacia, possibilidades de melhoria na interface do PJe aos advogados.

O segundo dia da agenda (10/7) incluiu passagens por Videira e Fraiburgo. O presidente do TRT-SC e o juiz auxiliar foram recepcionados pelo juiz do trabalho Luiz Osmar Franchin, em Videira. Na ocasião, os magistrados discutiram temas como o crescimento das ações trabalhistas, o aumento de trabalhadores migrantes e imigrantes na região e a rotatividade nos contratos de trabalho.

O juiz titular da VT de Fraiburgo, Gustavo Rafael Menegazzi, achou excelente a visita à unidade. O presidente e o juiz auxiliar checaram pessoalmente as instalações da usina geradora de energia solar existente na VT. Concluído no final de maio, o sistema foi instalado na cobertura do estacionamento da unidade e pretende reduzir de 80% a 90% os custos com eletricidade, além de minimizar o impacto ambiental com a geração de energia limpa e renovável.

Para a juíza diretora do foro trabalhista de Lages, Patrícia Pereira de Sant'Anna, o encontro com os gestores, no dia 11 de julho, foi uma oportunidade para apresentar a sistemática de trabalho e sugestões, além de relatar eventuais problemas locais. “Muitas questões puderam ser discutidas e as soluções foram encontradas. A proximidade conosco do interior é medida muito relevante desta Administração”, afirmou.

Também estavam presentes em Lages as juízas Renata Felipe Ferrari, Michelle Adriane Rosario Arruda Araldi e Andrea Cristina De Souza Haus Waldrigues.

 

Movimentação processual das varas do trabalho em 2023
 ConcórdiaJoaçabaVideiraFraiburgoForo de Lages (3 VTs)
Processos recebidos1.5821.7122.5481.0293.767
Processos solucionados 1.5741.6872.5631.0383.215
Execuções iniciadas42941680488856
Execuções encerradas32836857443899


Aproximação com a advocacia

A aproximação institucional entre a justiça trabalhista e a advocacia foi um dos pontos de destaque na agenda institucional da administração do TRT-SC pelo interior.

Reuniões com advogados representantes das respectivas subseções da OAB-SC foram realizadas em todas as unidades para tratar sobre temas como a prestação jurisdicional, a utilização dos sistemas da Justiça do Trabalho, dentre outras questões.

Os representantes da Ordem destacaram principalmente o bom atendimento prestado pelas varas do Trabalho às comunidades, e os membros da JT catarinense estenderam também elogios à atuação dos profissionais da advocacia da região.

Em Concórdia, Amarildo Carlos de Lima e Paulo Jacon recepcionaram Michelle Adriana Gavrois Merlo e Rodolfo de Souza. Em Joaçaba, Erika Thomas e Marcelo Guerra estiveram presentes.

Em Videira, diálogos foram promovidos com Rafael Bitencourt Olinger, Adriano Rezzadori Pelissaro, Sidnéia Mafioleti Godinho e Thiago Roberto Melotto. Em Fraiburgo, os magistrados se reuniram com Rodrigo Riegert Gustavo e Gustavo Fernando Pisetta Rudeck.

Fechando a semana em Lages, compareceram ao foro em nome da advocacia Euza Gomes e Denise Aparecida Luciano.

 

Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: