A cidade de Gramado, na serra gaúcha, sediará, nos dias 13 e 14 de outubro, a 7ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). O evento, com início marcado para 10h de quinta-feira (13), serve para a discussão de temas de interesse comum aos TRTs, além do intercâmbio de experiências funcionais e administrativas.
Entre outros assuntos, a pauta desta edição abordará: a implantação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), que deverá fechar o cerco aos devedores de ações trabalhistas; a implementação e o funcionamento de Núcleos de Conciliação; medidas para alcançar equilíbrio na distribuição de processos; critérios do concurso para juiz do trabalho e normatização de convênios entre TRTs e instituições financeiras. O evento também terá a participação do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Marlos Augusto Melek, que falará sobre a relação entre este órgão e a Justiça do Trabalho.
Conforme o presidente do TRT-RS e coordenador do Coleprecor, desembargador Carlos Alberto Robinson, a integração entre os Tribunais fortalece a instituição como um todo. “Embora cada região tenha suas peculiaridades, os TRTs possuem muitos projetos e ações em comum, que visam aperfeiçoar o funcionamento da Justiça do Trabalho e, assim, atender melhor o cidadão”, explica o magistrado.
“O Coleprecor promove espaço de discussão entre os presidentes e corregedores, procurando encontrar soluções para uma atuação alinhada, sólida e com apoio mútuo entre os TRTs”, complementa Robinson, destacando, ainda, a representatividade política da entidade junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), CNJ e órgãos do Executivo e Legislativo.
Paralelamente ao encontro dos presidentes e corregedores, os diretores-gerais e de Tecnologia da Informação dos TRTs realizarão reuniões setoriais, também em Gramado, para discussão de temas relacionados às respectivas áreas. Na pauta da reunião administrativa, assuntos como a capacitação de magistrados e servidores para o processo eletrônico, certidão de crédito e convênios com bancos. A reunião de TI abordará o andamento do processo eletrônico, questões técnicas da implantação da CNDT, desenvolvimento do sistema e-Gestão, apresentação de novos sistemas, entre outros tópicos.
Fonte: Blog do Coleprecor