Proposta de acordo pode por fim à inédita greve de ônibus em Gaspar

29/09/2009 14h09

 

Tribunal pleno

Eram quase cinco horas da tarde de segunda-feira (28) quando começou a longa negociação entre os motoristas e cobradores da Auto Viação do Vale, do município de Gaspar, próximo a Blumenau, e representantes da empresa e da Prefeitura Municipal. Os trabalhadores do transporte público cumpriam o décimo oitavo dia de uma greve inédita no pequeno município, que nunca tinha ficado sem ônibus.

O caso chegou à Justiça do Trabalho através de dissídio coletivo ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho. A difícil negociação foi conduzida pela juíza Viviane Colucci e acompanhada pela procuradora Marilda Rizzatti. Cerca de quinze motoristas e cobradores, todos iniciantes em movimentos paredistas, acompanhavam atentos do plenário do TRT, cada passo do processo.

Depois de muitas horas de conversas em audiência, e em separado com cada uma das partes, por volta da meia-noite a audiência foi retomada. Parecia que haviam chegado a um acordo, mas no momento de redigir os termos da proposta, a empresa exigiu que o reajuste fosse a partir de segunda-feira e não da data-base, o que foi recebido com protestos pela plateia.

Disposta a resolver de uma vez o conflito, a juíza Viviane suspendeu mais uma vez a audiência, para, juntamente com a procuradora do trabalho, insistir na conciliação. Perto de 1h30min, a proposta de acordo que quase estava concretizada foi modificada pela empresa.

Os trabalhadores da Auto Viação do Vale, pelo acordo, devem receber reajuste salarial de 5,83%, a partir de 1º de maio de 2009, data-base da categoria, vale-alimentação de R$ 150,00 mensais, livre de qualquer desconto, correspondente aos dias efetivamente trabalhados a partir de setembro, garantia de emprego de 60 dias e manutenção das cláusulas anteriores, com exceção da referente à compensação de jornada, que a partir de agora não poderá ultrapassar 44 horas semanais e 10 horas diárias, conforme a lei. O desconto dos dias parados será feito em três vezes, nos meses de outubro, novembro e dezembro, sempre no dia cinco. A proposta será submetida à Assembléia Geral da categoria hoje, às 15 horas.

Acompanhe a tramitação


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320
 

Leia Também: