Obra renovou fachadas, cobertura e áreas internas, ampliando as condições de uso do prédio
Magistrados, servidores, advogados e demais cidadãos usuários do Fórum Trabalhista de Itajaí passaram a contar desde o início deste ano com um prédio com estrutura recuperada e ambientes internos renovados e mais acessíveis.
Executada pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), a reforma foi concluída no final de dezembro e teve como base estudos técnicos iniciados pela própria área em 2023.
Benefícios no dia a dia
A obra trouxe avanços visíveis para quem utiliza o fórum diariamente. A manutenção estrutural recuperou partes do concreto que apresentavam desgaste, enquanto a correção de fissuras na alvenaria e a recuperação da cobertura eliminaram pontos de infiltração que vinham causando danos a diferentes áreas da edificação.
Também foram renovadas as pinturas interna e externa, tornando o prédio mais agradável visualmente e solucionando problemas decorrentes de mofo. As melhorias foram complementadas por ações de paisagismo, com a inclusão de plantas na edificação.
A reforma incluiu ainda a troca de persianas e esquadrias com defeitos e adequações nos sistemas e equipamentos de acessibilidade, assegurando melhores condições de uso e atendimento às normas legais vigentes.
Planejamento e execução
O projeto foi desenvolvido integralmente pela CPO a partir de avaliações técnicas realizadas ao longo de 2023 e 2024, período em que foram mapeadas as necessidades do prédio. Após a conclusão dessa etapa e a liberação dos recursos, a execução da reforma foi autorizada, resultando na entrega do fórum ao final de 2025.
Movimentação Processual
Durante 2025, as três varas do trabalho de Itajaí receberam 6 mil casos novos e solucionaram 5,1 mil. A maioria dos processos foi encerrada por meio de sentenças (58,2%), enquanto 41,8%, por acordo.
Ao final do ano, as varas tinham um estoque de 4,7 mil processos na fase de execução, momento em que a ação transitou em julgado e resta o pagamento da dívida trabalhista.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br


