Rio do Sul ganha sede da Justiça do Trabalho construída acima da cota de enchente

Inauguração oficial é nesta sexta-feira (20), a partir das 18h

20/11/2015 10h49
Novo Foro trabalhista de Rio do Sul
Novo prédio foi construído a três metros de altura da calçada


O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina inaugura oficialmente nesta sexta-feira (20) a nova sede do Fórum Trabalhista de Rio do Sul, localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 1301, no bairro Laranjeiras. A cerimônia acontece às 18 horas, com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Edson Mendes de Oliveira. Após dez anos ocupando um prédio cedido pelo Banco do Brasil, servidores e magistrados de Rio do Sul já estão desde o início do mês instalados em sua nova casa.

Com quase 2 mil metros quadrados, dobro da área da antiga sede, o prédio também conta com um ambiente mais confortável, ergonômico e seguro. A preocupação com as enchentes, comuns na região, levou a nova estrutura a ser construída a três metros de altura da rua, acima da chamada “cota de enchente” — nível máximo atingido pelas águas, registrado no ano de 2011.

A unidade também vai dispor de cafeteria, fraldário, postos bancários e uma sala reservada aos funcionários da área de informática. O estacionamento é amplo e possui 51 vagas para magistrados, servidores e visitantes. Já na parte interna, o mobiliário é ergonômico, ou seja, preserva a saúde e a postura dos usuários, evitando doenças como a lesão por esfoço repetitivo (LER). 

Acesso 

O projeto segue o Guia Prático de Sustentabilidade do Conselho Superior de Justiça (CSJT) e prioriza a sustentabilidade por meio de ventilação e iluminação naturais, o que ajudam a reduzir o consumo de energia. A economia de água se dá com o controle da vazão das descargas e torneiras. Além disso, a unidade conta com bicicletário e vestiário com chuveiro para ciclistas, estimulando o uso do transporte alternativo.

Para o juiz titular da 2ª VT de Rio do Sul, Roberto Masami Nakajo, a edificação merece elogios quanto ao amplo espaço disponibilizado e principalmente pelas melhorias no quesito acessibilidade. “Certa vez, os servidores precisaram descer as escadas da antiga unidade para atender a um idoso, que não conseguia subir os degraus e chegar até o balcão”, recorda. 

O problema não vai acontecer no novo prédio, que dispõe de elevador, pisos para cegos, rampa de acesso com corrimão, estacionamento com vaga para pessoas com deficiência e banheiros adaptados em todos os andares. A obra custou R$ 6,6 milhões.

Números

O Foro de Rio do Sul conta com duas varas do trabalho. De janeiro a setembro deste ano, ambas, somadas, receberam 2.479 casos novos e julgaram 2.367. No mesmo período, de cada 100 processos julgados, a 1ª Vara do Trabalho resolveu 54 por acordo. O índice conciliação da 2ª VT é um pouco maior, de 58%.

 

 


Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: