O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) promove na sexta (16), às 14h, o segundo dos três painéis de debates prévios ao Hackathon Inova TRT-SC. Com o tema “Desafios na Justiça do Trabalho”, o evento será no Laboratório de Inovação do Tribunal (LabInova12) e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Para falar sobre o tema foram convidados o presidente da Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas (Acat), Ricardo Corrêa Júnior, e a servidora da 4ª Vara do Trabalho de Joinville e mestre em Direito, Jamile Cecato de Carvalho. Entre outros temas, os painelistas vão abordar os desafios que os TRTs enfrentam na prestação jurisdicional, os obstáculos culturais e normativos, o comportamento dos colaboradores, as tecnologias emergentes e tendências de mercado, além dos reais benefícios e malefícios da transformação digital.
Para o coordenador do Programa Inova TRT-SC, servidor Gustavo Ibarra, a Justiça do Trabalho vem se deparando com problemas cada vez mais complexos, os quais não são mais resolvidos por meio de soluções tradicionais “O atual momento na JT é o de lidar com severas restrições orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional nº 95 e a ausência de reposição do quadro de pessoal”, acredita o servidor. “E a inovação é um caminho necessário para enfrentarmos essa questão”, complementa.
O terceiro painel está marcado para o dia 30 de agosto.
Painelistas
Graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e com especialização em Direito do Trabalho pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (Amatra12), Ricardo Corrêa Júnior é sócio em um escritório de advocacia, onde é responsável pela área trabalhista. Atualmente o advogado também é presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (Acat) e conselheiro estadual da OAB/SC.
Jamile Cury Cecato de Carvalho iniciou sua carreira no TRT-SC em 1998, na 3ª VT de Joinville, local em que permaneceu por quase um ano. Ela também trabalhou na unidade de São Bento do Sul e desde 2002 é lotada na 4ª Vara do Trabalho de Joinville, onde é assessora de juiz. Concomitantemente exerce a atividade de conciliadora do Centro de Conciliação (Cejusc) da unidade. A servidora tem especialização em Direito do Trabalho pela Universidade da Região de Joinville (Univille), área em que foi professora, e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela também foi conciliadora no Juizado Especial Criminal.
A mediação ficará a cargo da jornalista Letícia Cemin, pós-graduada em Comunicação Social - Novas Tecnologias pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) e apresentadora do programa Justiça do Trabalho na TV, produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC.
Texto: Luana Cadorin / Arte: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br