Semana da Conciliação cresce e garante mais de mil acordos em SC

12/12/2017 15h01
semana de conciliação 2017


Quase 17 mil pessoas foram atendidas pela Justiça do Trabalho catarinense durante a Semana Nacional da Conciliação, realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro. Foram ao todo mais de 4 mil audiências entre trabalhadores e empregadores que buscavam um acordo para pôr fim a um processo trabalhista, o que aconteceu em 25% das tentativas, garantindo o pagamento de R$ 19 milhões em dívidas.

A pauta especial aconteceu em todo o Judiciário brasileiro e tenta chamar a atenção da sociedade para formas alternativas de resolver — ou mesmo evitar — conflitos judiciais. Embora a conciliação já faça parte do dia-a-dia da Justiça do Trabalho (na primeira instância, quase 40% das disputas são resolvidas por acordo), ela ainda é pouco difundida nos outros ramos da Justiça brasileira, sendo vista como uma das soluções para desafogar o Judiciário.

Em SC, o evento mobilizou ao todo 63 magistrados e 88 servidores e cresceu em relação ao ano passado: o número de audiências foi cinco vezes maior e os valores homologados triplicaram. O índice de conciliação, no entanto, foi menor do que o registrado em 2016, quando 45% das audiências tiveram sucesso.

Joinville

Os preparativos para a Semana Nacional da Conciliação também ajudam a criar um clima favorável para a solução de casos antigos. Foi o que aconteceu na 4ª Vara do Trabalho de Joinville, onde um acordo de R$ 1,2 milhão pôs fim a um litígio entre a Caixa Econômica Federal e o Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados e Informática. A ação já tramitava há dez anos.

 

 

 

 

 

 


Texto: Fábio Borges / Arte: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: